Como notado pelo site LetsGoDigital, em junho, a Samsung registrou uma patente para um smartwatch com uma tela que “estica” na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO em inglês). Além da tela que pode ser aumentada, a patente mostra que o smartwatch conta com uma câmera no meio da tela.

Patente de smartwatch da Samsung

Pelas imagens do conceito, o smartwatch da Samsung, que inicialmente tem um formato redondo típico, fica com a tela em formato oval e 40% maior quando aberta. Além de poder ver informações em um formato maior, a patente indica que a Samsung visa que os usuários até assistam filmes no smartwatch aberto. Um dos esquemas mostra o que parece ser um filme do Thor da Marvel na tela. 

publicidade

A câmera no centro do smartwatch parece pensada para tirar fotos, fazer vídeos e participar de videochamadas. O conceito não é inteiramente novo, e a Meta (o antigo Facebook) também está trabalhando em um smartwatch com até duas câmeras.

Se a ideia pareceu interessante, o The Verge apontou algumas “falhas” no conceito de smartwatch da Samsung. Para começar, smartwatches dependem em grande parte do seu celular estar por perto. Mandar mensagem digitando em um smartwatch, por exemplo, é complicado não importando o tamanho da tela, então é mais fácil usar seu celular. 

O mesmo vale para assistir vídeos. Mesmo com conteúdo rápido como um TikTok, a visualização em um smartwatch não seria a mesma que no smartphone que provavelmente já está ao alcance da mão. Para assistir vídeos mais longos, seu braço provavelmente ficaria cansado rápido de segurar o relógio na frente dos olhos. 

No caso de fotos e vídeos, smartwatches não oferecem a mesma qualidade de imagem de um celular, e fazer vários ângulos com o pulso não seria confortável. Isso sem falar em problemas de privacidade em fazer imagens assim.

Leia mais:

Bom, resta esperar para ver se a Samsung vai investir mesmo na ideia de um smartwatch com tela esticável e câmera, e conseguir contornar essas “falhas” para vendê-lo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!