Startup Arrival inicia testes de ônibus elétrico mirando produção em 2022

Arrival busca garantir certificação da União Europeia para colocar seu ônibus elétrico na ativa; é planejada também produção nos EUA
Por Lucas Berredo, editado por Fábio Marton 30/12/2021 14h58
Arrival Bus
Arrival/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A startup britânica Arrival deu início aos testes com o ônibus elétrico Arrival Bus, cuja linha de montagem começa no segundo trimestre de 2022. Este será o último passo — e o mais rigoroso — antes de garantir a certificação necessária para a circulação dos veículos movidos a bateria, que serão feitos para rodar no Reino Unido, Estados Unidos e União Europeia. Os testes em vias públicas começam somente no ano que vem.

“Vimos um forte interesse no Bus esse ano, especificamente de governos buscando atualizar sua rede de transporte público e cumprir as promessas de emissão zero”, explica Franck Dessenis, vice-presidente da startup, em comunicado oficial. “Estamos fazendo parcerias estreitas com governos, cidades e operadoras para construir soluções de infraestrutura e serviços e mobilidade integrados para comunidades locais.”

Feito de materiais compostos leves — alguns deles até compartilhados com o Arrival Car —, o Arrival Bus vem com até três portas e permite flexibilidade na capacidade de passageiros graças ao seu design modular, que possibilita várias configurações de comprimento.

Por conta do ecossistema de software da Arrival, o ônibus elétrico traz conectividade completa, customização digital e telemetria. Segundo a companhia, o veículo pode ser adaptado para atender às necessidades locais das cidades — há, por exemplo, múltiplas configurações para consumo de bateria e autonomia. Além disso, o Bus traz teto panorâmico e telas transparentes no interior e exterior do veículo.

Arrival Bus
Espaço interno do Bus (Arrival/Divulgação)

Operação intercontinental

A Arrival é uma startup de tecnologia especializada em veículos elétricos, especialmente ônibus e vans. Sediada em Londres, a empresa projeta e opera seus próprios componentes, softwares e até módulos de bateria para otimizar seu desempenho.

Recentemente, a Arrival expandiu a operação para Charlotte, na Carolina do Norte (EUA). De lá, a empresa britânica prepara a logística para construir uma segunda fábrica na Carolina do Sul, onde serão produzidas baterias específicas para o Arrival Bus. Todo esse esquema de trabalho na América do Norte, no entanto, não segue o cronograma do Reino Unido e ainda não tem previsão para começar.

Arrival Bus
Visor de indicação geográfica no Bus (Arrival/Divulgação)

Imagem: Arrival/Divulgação

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Lucas Berredo é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Fábio Marton é redator(a) no Olhar Digital