A Arrival, uma montadora britânica de veículos elétricos em expansão, acaba de apresentar o primeiro protótipo de seu carro feito sob medida para motoristas da Uber. O modelo foi construído em cerca de seis meses, desde o anúncio feito em maio, apresentando uma parceria focada em dar mais conforto àqueles que passam boa parte de seus dias dirigindo.

Visão do carro elétrico pela lateral
Imagem: Divulgação/Arrival

Este primeiro protótipo da Arrival possui o dobro de espaço para as pernas que um veículo do mesmo comprimento. No cerne de sua criação, a empresa focou em um veículo capaz de lidar com a carga de trabalho dos motoristas de aplicativo que, segundo aponta, rodam entre 45 mil a 50 mil km por ano (em média), contra cerca de 12 mil km que rodam os carros de uso comum.

publicidade

Um carro bem espaçoso

Então, em termos de design, o modelo apresenta uma ênfase maior em maximizar o espaço interno para os passageiros e também para aqueles que estarão dirigindo. Sua propulsão é no chão, não havendo necessidade de um capô muito esticado na frente. Essa área frontal do carro elétrico da Arrival sobe em uma linha rápida para um teto de vidro curvado, panorâmico, que se estende sobre a cabine até a parte de trás.

Parte de cima do veículo da Arrival
Imagem: Divulgação/Arrival

Por dentro, o detalhe do banco dianteiro dobrável reforça um espaço para as pernas do passageiro – que a montadora afirma ser maior do que dentro de um Rolls Royce. A altura facilita a entrada dos passageiros (e do motorista, claro), o que deve ajudar as pessoas com problemas de mobilidade.

visão da área dos passageiros do carro elétrico
Imagem: Divulgação/Arrival

Este primeiro protótipo da Arrival tem um compartimento de bagagem bastante pequeno, projetado para duas malas grandes e duas pequenas e pouco mais. Espera-se que mudanças sejam feitas para melhorar isso em um segundo protótipo talvez.

O carro foi projetado para ser confortável, usando tecidos de cores vivas para as capas dos assentos e um material resistente a respingos no chão. Aqui, parece ser levado em consideração o risco dos passageiros sujarem o veículo, reduzindo o tempo dos motoristas na estrada. A facilidade de limpeza pode ser uma prioridade fundamental.

A plataforma de software personalizado da Arrival dirige o sistema, e o carro tem uma tela Tesla Model 3 de 13 polegadas montada no meio do painel. Com relação à pilotagem, o elétrico da Arrival se parece com uma van pesada.

Área do motorista do carro da Arrival
Imagem: Divulgação/Arrival

O carro usa a mesma plataforma EV integrada que foi desenvolvida para a van e para o ônibus da empresa. Os primeiros modelos estão previstos para sair da linha de produção no terceiro trimestre de 2023, ou seja, a Arrival ainda tem dois anos para ir aprimorando seu veículo.

É possível ter uma visão ainda mais a fundo do carro da montadora em um vídeo postado no YouTube em seu canal oficial. Inclusive, a Arrival levou motoristas da Uber para terem uma ideia do que poderão ter em mãos em breve.

Ainda não há detalhes sobre capacidade, alcance, velocidade e custo da bateria. A montadora está mais focada em aperfeiçoar o design do seu carro no momento. Ela também tem trabalhado com viagens autônomas em sua van elétrica sem motorista, enquanto simultaneamente co-desenvolve uma plataforma de dados de telemetria baseada em nuvem para EVs de frota com a Microsoft.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.