Israel registrou o primeiro caso de uma pessoa infectada por duas doenças: gripe e Covid-19, que está sendo apelidada de ‘flurona’ – a combinação em inglês das palavras ‘flu’ (gripe) e ‘corona’.

“Ela foi diagnosticada com gripe e coronavírus assim que chegou”, disse Arnon Vizhnitser, diretor do departamento de ginecologia do Rabin Medical Center, na cidade de Petah Tikva.

publicidade

As doenças foram identificada em uma jovem grávida que estava no hospital, mas apresentava apenas sintomas leves. A mulher não tinha sido vacinada contra Covid-19 ou contra a influenza, segundo informações do hospital. A paciente deve receber alta na quinta-feira (6), de acordo com informações do jornal local Hamodia.

Apesar de ser o primeiro registro, os médicos acreditam que possa ter mais casos no país. Além disso, por ainda ser considerara rara, a combinação ‘flurona’ está sendo analisada para que seja possível determinar a gravidade dela.

publicidade

“Ambos os testes deram positivo, mesmo depois de verificarmos novamente. A doença é a mesma. Elas são virais e causam dificuldade para respirar, pois ambos atacam o trato respiratório superior”, explicou o professor Arnon Vizhnitser ao jornal Hamodia.

Leia também:

publicidade

Ômicron em Israel

Nas duas últimas semanas, o número de casos de coronavírus aumentou em Israel, saindo de cerca de 700 para mais de 4 mil relatados neste domingo (2). Diante do cenário, o primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, afirmou: “A tempestade está chegando até nós nestes dias”.

A principal preocupação do país tem sido com o aumento de infecções provocadas pela variante Ômicron. Até o fim de dezembro, Israel teve algum sucesso em controlar essas infecções. Porém, por ser altamente transmissível, ela tem provocado um aumento de casos diários e esperam-se níveis recordes nas próximas três semanas.

publicidade

Com isso, o país pode alcançar a imunidade coletiva, disse o diretor-geral do ministério da Saúde, Nachman Ash, à rádio 103FM neste domingo (2).  

“Os números terão que ser muito altos para se chegar à imunidade de rebanho. Isso é possível, mas não queremos por meio de infecções, queremos que aconteça a partir da vacinação de muitas pessoas”, disse a principal autoridade

Atualmente, de acordo com o ministério da Saúde, quase 60% dos israelenses estão totalmente vacinados com a segunda ou terceira doses. Porém, centenas de milhares de pessoas elegíveis para uma terceira injeção ainda não o fizeram.

Via O Globo, Folha de S. Paulo, Associated Press e Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!