Nesta sexta-feira (7), deve acontecer o 19º voo do helicóptero Ingenuity em Marte, de acordo com o programado pela equipe da Nasa responsável pela missão e anunciado na terça-feira (4). Esse será o primeiro voo do drone em 2022.

Segundo o comunicado, Ingenuity cobrirá 63 metros durante apenas 100 segundos, saindo de uma bacia acidentada conhecida como Séítah do Sul, sobre um cume e um platô. “Embora curto, o voo tem um início desafiador devido ao terreno arenoso em que o helicóptero está atualmente”, explicou Martin Cacan, piloto remoto do equipamento do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa.

publicidade
A zona de pouso alvo do 19º voo do Ingenuity em Marte pode ser vista nesta imagem, que o helicóptero capturou em julho passado, durante o voo de número nove. O ponto de pouso alvo está no centro da imagem, logo abaixo das trilhas do rover Perseverance. Imagem: NASA/JPL-Caltech

“Inicialmente escolhida pela falta de rochas para pousar com segurança, a área é realmente tão desprovida de rochas que avisos foram relatados durante o pouso do voo 18 devido a características insuficientes para rastrear na navegação de visão”, escreveu Cacan no comunicado da Nasa. “Como resultado, os parâmetros de proteção contra falhas serão atualizados para mitigar o risco de um pouso prematuro no meio da subida”.

Leia mais:

Helicóptero Ingenuity e rover Perseverance completam um ano em Marte no próximo mês

Junto com o rover Perseverance, o Ingenuity pousou no chão da Cratera Jezero de Marte em 18 de fevereiro de 2021. O pequeno helicóptero logo completou com sucesso cinco voos de demonstração de tecnologia, indicando que a exploração aérea seria possível em Marte, apesar da fina atmosfera do planeta. 

O drone, então, assumiu uma missão estendida durante a qual os membros da equipe estão expandindo seus limites e explorando o terreno de Jezero para a caça à vida e o recolhimento de amostras pelo rover Perseverance.

Ao constatar que Jezero abrigou um grande lago e um delta do rio bilhões de anos atrás, a equipe responsável pelo Perseverance está interessada em verificar os remanescentes desse delta, que poderia potencialmente preservar sinais de vida no planeta. E o Ingenuity ajudará o rover a chegar até lá, se tudo correr de acordo com o plano.

“O objetivo atual da missão é alcançar o delta do rio Jezero para ajudar o rover Perseverance no planejamento de caminhos e descobertas científicas”, disse Cacan.

Ingenuity realizou 18 voos em Marte até o momento, o primeiro em 19 de abril e o mais recente em 15 de dezembro. No total, o helicóptero permaneceu no alto por quase 33 minutos e já cobriu 3,81 km de terra do Planeta Vermelho.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!