Produtos e Reviews

Os melhores celulares lançados durante a CES 2022

08/01/22 11h15, atualizada em 08/01/22 11h27
Galaxy S21 FE (Imagem: divulgação/Samsung)

Galaxy S21 FE (Imagem: divulgação/Samsung)

A CES não é exatamente o palco mais conhecido para lançamento de celulares, mas ainda assim algumas marcas resolveram trazer para Las Vegas, nos Estados Unidos, alguns modelos que certamente não puderam esperar até o final de fevereiro deste ano, quando acontece a MWC em Barcelona, na Espanha. Pensando neste momento único para o mercado destes dispositivos, resolvi listar os melhores aparelhos apresentados nesta semana.

Antes de entrar na lista de fato, existe um detalhe que chamou minha atenção: nenhum dos lançamentos de smartphones feitos durante a CES envolvia modelos dos mais caros, daqueles presentes no segmento mais elevado em topo de linha e entregando o mais avançado da tecnologia atual. Por aqui foram de celulares intermediários simples e muito baratos, até outros potentes e ainda assim interessantes, esbarrando até em um high-end econômico.

Leia também

Ok, sem mais divagações, vamos para a lista.

Galaxy S21 FE

Galaxy S21 FE (Imagem: divulgação/Samsung)

Se você acompanha o Olhar Digital, ao menos nos últimos 10 meses, já deve ter esbarrado em muitas notícias sobre rumores comentando todos os detalhes possíveis do Galaxy S21 FE. O aparelho deveria ser apresentado no ano passado, mas uma série de atrasos aconteceram e a Samsung não explicou nenhum deles, mas ao menos mostrou o aparelho durante a feira.

A CES não foi exatamente um palco para o celular, mas ainda assim a Samsung levou jornalistas do mundo todo e montou espaços para apresentar recursos do aparelho. Então sim, a CES 2022 foi o evento escolhido pela empresa coreana para lançar o último aparelho de 2021: o Galaxy S21 FE.

Nokia trouxe celular barato com chip (muito) antigo

A Nokia não é mais aquela empresa finlandesa que dominava o mercado, especialmente antes do lançamento do iPhone ou mesmo dos primeiros Androids. Mesmo sem a coroa na cabeça, a marca ainda continua sendo gerida a partir do mesmo país e agora aposta forte no concorrido segmento de intermediários.

Nokia G400 (Imagem: divulgação/HMD Global)

Ela também coloca seus esforços em modelos de entrada, ao ponto de lançar em 2022 um smartphone com preço baixo e processador de 2017 (cinco anos atrás): o Nokia G100 e seu Snapdragon 615. Ele veio junto de outros dois aparelhos, com sufixos C100 e C200 para dispositivos ainda mais simples e também com chips antigos, mas de 2018.

Do quarteto, quem chamou atenção foi o Nokia G100, que tem número menor, mas é o único com um processador recente e com conexão 5G. Interessante.

TCL mostrou dois celulares 5G na CES 2022

Você deve conhecer a TCL pelos aparelhos de TV, mas a marca também tem alguns celulares e ela mostrou dois deles durante a CES 2022: o TCL 30V 5G e 30XE 5G. Ambos são intermediários, mas a empresa não deu muitos detalhes sobre cada um.

TCL 30V 5G (Imagem: divulgação/TCL)

Sabemos que TCL 30V 5G virá equipado com chip Snapdragon e que ele oferece display com 6,5 polegadas em Full HD+, três câmeras na traseira com a principal trabalhando 50 megapixels, enquanto as selfies são garantidas por um sensor de 16 megapixels em um furo na tela.

Já o TCL 30XE 5G ganha destaque pela tela de 90Hz e 4 GB de RAM, que é o suficiente para um intermediário mais simples.

Vivo anunciou celular que muda de cor

A Vivo mostrou na CES 2022 dois novos smartphones: os V23 e V23 Pro. Eles chegam ao mercado com um recurso interessante para o usuário que não usa capa na traseira, já que ela pode mudar de cor quando é exposta à luz solar.

Vivo V23 Pro (Imagem: divulgação/Vivo)

A dupla tira proveito de processadores MediaTek, sendo o Vivo V23 com o Dimensity 920 e a variante Pro vem com o Dimensity 1200. Outra diferença entre os dois celulares é a tela, com o V23 em display plano e V23 Pro mais curvado, mas ambas com painel AMOLED e o segundo deles entrega atualização em 90Hz

Um leitor de impressões digitais reconhece o usuário nos dois modelos.

OnePlus 10 Pro, certamente um topo de linha econômico

OnePlus 10 Pro (Imagem: divulgação/OnePlus)

Enquanto a Samsung mostrava os detalhes do Galaxy S21 FE, a OnePlus foi dando pitacos sobre seu próximo dispositivo forte de verdade: o OnePlus 10 Pro. Já sabemos que ele terá processador Snapdragon 8 Gen 1, virá com Android 12 instalado de fábrica (ainda bem), mas o que chama atenção é a capacidade de receber 80 watts para a recarga da bateria.

Na traseira um conjunto triplo será capaz de registrar imagens com sensores de 48, 50 e 8 megapixels, certamente que o último deles foca em imagens macro. Mais detalhes serão revelados no dia 11 de janeiro, quando o celular será lançado na China.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Deixe sua opinião
Sugeridos pra você
Tags