Pesquisa mostra aumento de pagamentos digitais feitos por brasileiros em 2021

Uma pesquisa mostrou que os brasileiros estão cada vez mais adeptos ao uso de pagamentos digitais para facilitar transações no dia a dia
Karoline Albuquerque14/01/2022 18h06
PIX1-1
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pode parecer óbvio, mas os dados chegam para provar. No ano de 2021, os brasileiros ampliaram bastante o uso de pagamentos digitais, de acordo uma o estudo Pace Pulse, realizado pela FIS, em parceria com a Ipsos. A pesquisa observou que 49% dos consumidores compraram via aplicativo, com 40% usando formas de pagamento sem contato.

No ano passado, 52% dos entrevistados afirmaram ter utilizado pagamentos online. Todos os percentuais analisados pelo estudo apresentaram crescimento se comparados ao levantamento anterior. A pesquisa ainda mostrou que pagamentos com o uso de QR Code também subiram, chegando a 31% na aceitação dos brasileiros.

Leia mais:

Essa mudança de hábito foi bastante impactada, principalmente, pela chegada do Pix, pagamento instantâneo criado pelo Banco Central. A modalidade, inclusive, registrou uma movimentação de R$ 622,4 milhões em dezembro de 2021, de acordo com a autoridade monetária.

Foi um crescimento de 451%, na comparação com janeiro do ano passado. O Pix registrou também um expressivo aumento no número de pessoas físicas e jurídicas cadastradas. Se em janeiro era 65,4 milhões de usuários, no último mês de 2021 eram 117,7 milhões de pessoas usando o serviço.

Mulher faz pagamento por aproximação utilizando um smartphone
O pagamento por aproximação, o contactless, também viu crescimento. Crédito: weedezign/Shutterstock

“O brasileiro é naturalmente um público que adota tecnologias com agilidade. Para os meios de pagamento, acontece o mesmo, assim como podemos ver na adesão ao Pix. Por um histórico de segurança, os consumidores já estão acostumados com pagamentos sem o uso do dinheiro físico. O Pace Pulse mostrou que 47% dos brasileiros afirmam ter reduzido a utilização do dinheiro em espécie em 2021”, explicou Marcelo Góes, chefe de Soluções e Produtos da FIS para América Latina.

Claro que os mais jovens representam a maioria, mas pessoas acima dos 55 anos também entraram na onda de pagar contas de modo digital. Entre os mais velhos, 34% usam esses métodos. Por incrível que pareça, não é a Geração Z, entre 18 e 24 anos, quem mais usa, e sim os Millennials mais jovens, aqueles de 25 a 29 anos, com 61% dando preferência aos pagamentos digitais.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Karoline Albuquerque é redator(a) no Olhar Digital