A Agência Nacional de Crimes (NCA) do Reino Unido lançou uma nova iniciativa com a esperança de educar crianças e adolescentes sobre as consequências do lançamento de ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS) contra escolas. Um estudo da agência descobriu que o volume desse tipo de ação nociva contra redes e sites escolares mais que dobrou de 2019 a 2020.

Segundo informa, houve um aumento de 107% nos relatórios da rede de prevenção cibernética da polícia envolvendo ataques DDoS dessa natureza. Os autores teriam idade média de 15 anos – entre eles, uma criança de apenas 9 anos de idade.

publicidade

Leia também:

Melhores escolhas

Agora, a NCA e profissionais da Schools Broadband, especializada em serviços hospedados em nuvem e redes privadas virtuais para escolas, lançaram um novo recurso de filtragem. O Educational Block Pages é projetado para informar as crianças sobre os perigos do crime cibernético, incentivando-as a fazer melhores escolhas.

A ferramenta atua quando os alunos pesquisam termos associados a crimes cibernéticos nos computadores das escolas. Em vez de acessar uma página com informações sobre configuração de ataque DDoS, os alunos acabam vendo uma mensagem de aviso e um redirecionamento sugerido para o site Cyber ​​Choices.

A iniciativa, que está em fase de testes, mostrou uma redução significativa nas pesquisas por serviços “stresser” e “booter”, que fornecem maneiras fáceis de lançar um ataque DDoS contra a rede de uma escola. A campanha será implantada em mais de 2 mil instituições primárias e secundárias de ensino antes de ser lançada em outras escolas e faculdades do Reino Unido.

O objetivo é influenciar os jovens, que podem estar pensando em se envolver em crimes cibernéticos, a se sentirem motivados a explorar suas proezas técnicas em uma carreira ética nas indústrias de tecnologia, jogos ou segurança cibernética.

Um vídeo da NCA explica aos jovens que uma carreira legítima – como a de designer de jogos júnior – pode render um salário de £ 35 mil (quase R$ 262 mil). Já o lançamento de um ataque DDoS pode resultar em uma visita policial, proibição de acesso à internet e apreensão de equipamentos de informática.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Imagem: Easy-Resize.com/Shutterstock