Receita anual da ByteDance, dona do TikTok, desacelerou em 2021

A ByteDance, dona do TikTok, viu sua receita anual crescer 70% no ano passado, um ritmo mais lento que o registrado em 2020
Por Gabriel Sérvio, editado por Karoline Albuquerque 20/01/2022 12h16, atualizada em 20/01/2022 14h58
Imagem mostra logo da ByteDance, criadora do aplicativo TikTok; ao lado pode-se ver um smartphone que exibe na tela o logo da rede social
Crédito: Ascannio/Shutterstock
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A ByteDance, empresa que controla o TikTok, viu sua receita anual crescer 70% em 2021, alcançando cerca de US$ 58 bilhões (pouco mais de R$ 314 bilhões na cotação atual). Apesar do saldo positivo, os analistas apontam que o crescimento foi mais lento que o esperado. Como comparativo, a receita da companhia sediada em Pequim cresceu mais de 100% em 2020.

Os números, segundo a Reuters, foram divulgados esta semana pela companhia asiática em uma reunião interna.

Logo da ByteDance e TikTok
Receita da ByteDance cresceu menos em 2021. Imagem: Grey82/Shutterstock

Vale ressaltar que essa desaceleração não é exclusiva da ByteDance. Outras gigantes chinesas que atuam no ramo de tecnologia, como a Tencent e Alibaba, também registraram a mesma tendência.

O que também ajuda a explicar os resultados é a repressão dos reguladores do país, que segue crescendo. Com regras mais rígidas, as autoridades controlam cada vez mais como essas empresas operam e interagem com os seus clientes.

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Ainda assim, a ByteDance, avaliada em US$ 300 bilhões, segue ocupando a segunda posição no segmento de anúncios online da China, com uma fatia de participação de mercado de 21%, segundo um levantamento da Interactive Marketing Lab Zhongguancun. O primeiro lugar é da gigante do e-commerce Alibaba Group e o terceiro ficou com a empresa de jogos Tencent Holdings.

As vendas de anúncios digitais também caíram na China, de 13,8% em 2020 para 9,3% no ano passado, diz a pesquisa.

Por fim, vale lembrar que além da rede social, a ByteDance também possui outros aplicativos relevantes no mercado chinês, como o agregador de notícias (Jinri Toutiao) e a plataforma de streaming de vídeo (Xigua).

Também em 2021, os usuários gastaram cerca de US$ 2,3 bilhões (R$ 12,5 bilhões) no TikTok, um salto anual de 77%, segundo um estudo da Sensor Tower.

Via: Reuters

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Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Karoline Albuquerque é redator(a) no Olhar Digital