A ByteDance, empresa que controla o TikTok, viu sua receita anual crescer 70% em 2021, alcançando cerca de US$ 58 bilhões (pouco mais de R$ 314 bilhões na cotação atual). Apesar do saldo positivo, os analistas apontam que o crescimento foi mais lento que o esperado. Como comparativo, a receita da companhia sediada em Pequim cresceu mais de 100% em 2020.
Os números, segundo a Reuters, foram divulgados esta semana pela companhia asiática em uma reunião interna.

Vale ressaltar que essa desaceleração não é exclusiva da ByteDance. Outras gigantes chinesas que atuam no ramo de tecnologia, como a Tencent e Alibaba, também registraram a mesma tendência.
O que também ajuda a explicar os resultados é a repressão dos reguladores do país, que segue crescendo. Com regras mais rígidas, as autoridades controlam cada vez mais como essas empresas operam e interagem com os seus clientes.
Veja também
- Twitter perde recurso em caso de discurso de ódio na França
- Pandemia aumentou bancarização dos brasileiros; 19% já possuem contas digitais
- Hashdex lança ETF DeFi11, o sexto da criptografia no mercado brasileiro
- Google endurece política de anúncios após veicular publicidade imprópria
Ainda assim, a ByteDance, avaliada em US$ 300 bilhões, segue ocupando a segunda posição no segmento de anúncios online da China, com uma fatia de participação de mercado de 21%, segundo um levantamento da Interactive Marketing Lab Zhongguancun. O primeiro lugar é da gigante do e-commerce Alibaba Group e o terceiro ficou com a empresa de jogos Tencent Holdings.
As vendas de anúncios digitais também caíram na China, de 13,8% em 2020 para 9,3% no ano passado, diz a pesquisa.
Por fim, vale lembrar que além da rede social, a ByteDance também possui outros aplicativos relevantes no mercado chinês, como o agregador de notícias (Jinri Toutiao) e a plataforma de streaming de vídeo (Xigua).
Também em 2021, os usuários gastaram cerca de US$ 2,3 bilhões (R$ 12,5 bilhões) no TikTok, um salto anual de 77%, segundo um estudo da Sensor Tower.
Via: Reuters
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!