A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou as empresas aéreas a voar com menos comissários a bordo e também determinou que o número de passageiros também seja reduzido. A decisão consta em portaria da Agência e é uma das medidas de combate a nova variante da Covid-19, a Ômicron, que está tendo um nível de contágio bem mais intenso. A determinação atende aos pedidos das três maiores empresas brasileiras do segmento: Gol, Latam e Azul. Juntas, elas detêm 98% do mercado doméstico de aviação. 

Medida é alternativa para evitar cancelamento de voos 

O objetivo da medida é evitar cancelamento de voos, tendo em vista que o aumento nos casos de coronavírus têm afastado inúmeros profissionais do setor, como comissários de bordo, pilotos e copilotos. 

publicidade

A partir de agora, as companhias poderão voar com três e não mais quatro comissários de bordo em cada voo. Mas o número de passageiros também deve ser reduzido, respeitando a média de 50 pessoas para cada comissário, ou seja, nenhum voo poderá ter mais de 150 passageiros. 

Leia mais:

publicidade

Aviões afetados pela medida

As empresas deverão acomodar os passageiros excedentes em outros voos. Um Boeing 737-800, por exemplo, utilizado pela Gol, tem capacidade para 186 passageiros e estará limitado a 150. Um modelo Airbus A320, da Azul, comporta até 174 passageiros, ou seja, 24 deverão ser reacomodados. 

O avião A321, utilizado pela Latam, é um dos afetados pela nova medida que impõe a redução no número de comissários e passageiros; voos poderão contar com no máximo 50 passageiros por comissário a bordo. Imagem: Shutterstock

A aeronave A321 (Latam) comporta até 198 passageiros, tendo que realocar 48 pessoas caso esteja com a capacidade completa. 

publicidade

A decisão foi aprovada pelas companhias aéreas e já está sendo respeitada nos aeroportos brasileiros. A meta agora é evitar, ao máximo, cancelamentos e também atrasos nos voos. 

É importante informar que as demais medidas sanitárias continuam sendo priorizadas, como o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento, principalmente agora que a nova variante está cada vez mais forte no que diz respeito a velocidade de contágio. 

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!