A Estação Espacial Internacional (ISS) agora pode ser vista por um ângulo inédito. O astronauta veterano Thomas Marshburn, da NASA, compartilhou pelo Twitter uma nova imagem da estrutura feita de dentro da janela de um dos módulos russos recém-acoplados à estrutura.
“Uma janela no recém-adicionado módulo russo oferece esta visão da Estação Espacial. Esse sou eu na cúpula, apreciando a vista do nosso espetacular planeta”. Instalada em fevereiro de 2010, a cúpula é o principal ponto de observação da Terra, oferecendo uma visão em 360.º.
Marshburn não disse em “qual” módulo russo ele se encontrava, mas dadas as conexões exibidas, é provável que ele esteja falando do Prichal. Ele atracou-se à ISS em novembro de 2021, conectando-se diretamente ao Nauka, que por sua vez chegou lá em cima em julho do ano passado.
Sim, “aquele” Nauka, cujo lançamento atrasou 13 anos e causou alguns problemas a toda a estação — sobretudo quando seus propulsores foram inadvertidamente acionados, fazendo a estrutura perder momentaneamente o controle sobre a sua rotação.
Leia também
- Veja fotos da nuvem de cinzas do vulcão de Tonga feitas por astronauta no espaço
- A única cosmonauta feminina da Rússia viajará para a ISS
- Gorila no espaço? Astronauta da Nasa fala sobre “pegadinha” com colegas a bordo da ISS
A imagem mostra que, apesar de ter sido lançada em novembro de 1998, a ISS ainda tem muitos cantos e ângulos capazes de surpreender seus fãs. Apesar da idade, a estação é constantemente atualizada com novas tecnologias e teve, recentemente, sua missão estendida para além de 2030.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!