Imagem: Heather Monaghan - Nasa
Em 25 de janeiro de 2004, há exatos 18 anos, o rover Opportunity (Oportunidade, em português), da Nasa, pousou em Marte. Ele foi o segundo dos rovers gêmeos da agência a pousar no Planeta Vermelho, três semanas depois de seu companheiro de missão Spirit (Espírito).
Controlado pelo Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL), Opportunity pousou em Marte às 14h05 da tarde, pelo horário de Brasília, e se tornou a mais longa missão robótica em Marte.
Originalmente, a intenção dos cientistas era de que o rover trabalhasse em solo marciano por 90 dias, mas Opportunity (ou “Oppy”, para os íntimos) caminhou pelo planeta vermelho por quase 15 anos. Ao longo desse período o rover encontrou meteoritos, observou tempestades de poeira e procurou pistas sobre a presença de água no passado de Marte.
Leia mais:
Em fevereiro de 2019, Opportunity deixou oficialmente de responder aos comandos da Nasa, 5.352 dias depois de pousar. Por meio da conexão com o robô, os pesquisadores enviaram uma música como último comando: ‘I’ll Be Seeing You’, da cantora Billie Holiday.
Foi a última tentativa de obter uma resposta do rover, que ficou preso em uma tempestade de areia que cobriu seus painéis solares, o que o impediu de obter energia para continuar sua trajetória pelo Planeta Vermelho.
No ano passado, foi anunciado que ele ganhará uma justa homenagem. A missão Opportunity e o vínculo estabelecido entre o robô e os cientistas que o criaram vai virar filme.
“Good Night Oppy”, com direção de Ryan White, está sendo produzido pela Amazon Studios, em parceria com a Film 45, a Amblin Television e a Tripod Media. O documentário, que conta com o apoio do JPL e da Industrial Light & Magic (ILM), ainda não tem data prevista para estrear.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 26 de janeiro de 2022 11:36