Depois de quase dois anos de pandemia da Covid-19, um dos locais mais remotos do mundo apresentou os primeiros casos da doença. Até o momento, Kiribati, um conjunto de ilhas na Oceania, tem 181 casos registrados, o que fez o governo declarar estado de desastre.

Kiribati fechou suas fronteiras em março de 2020, para garantir que o vírus não chegasse ao país. Durante quase dois anos, o plano deu certo, porém, as fronteiras foram reabertas em janeiro, para a repatriação de 54 cidadãos do país, que são missionários da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Casos foram registrados durante a repatriação de missionários Mórmons. Crédito: Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias/Divulgação

O processo foi bastante cuidadoso, cada um dos passageiros do voo, que era fretado, foi testado três vezes nas proximidades de Fiji, também na Oceania. Também havia a exigência de que todos estivessem vacinados e os missionários foram colocados em quarentena assim que chegaram ao país.

Porém, isso não foi o suficiente, e pelo menos 36 dos 54 passageiros acabaram testando positivo para a Covid-19. Rapidamente, o número de casos escalou e chegou aos atuais 181. Com isso, Kiribati, que era um dos últimos países livres da Covid-19, registrou o primeiro surto da doença.

publicidade

Fechar foi paliativo

A estratégia do país, de fechar todas as suas fronteiras, foi bastante comum entre as pequenas nações insulares da região. Por conta de suas localizações remotas e controles rígidos de fronteira, evitar a entrada de turistas não foi uma tarefa muito difícil, porém, a variante ômicron conseguiu furar até esse bloqueio.

“De um modo geral, é inevitável. Chegará a todos os cantos do mundo”, disse Helen Petousis-Harris, especialista em vacinas da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia. “É uma questão de ganhar tempo suficiente para se preparar e vacinar o maior número possível de pessoas”.

Segundo a plataforma Our World in Data, apenas 33% dos 113.000 habitantes de Kiribati estão totalmente vacinados, outros 59% tomaram pelo menos uma dose. Além disso, o sistema de saúde do país é bastante precário, com pouquíssimos leitos de UTI disponíveis para a população.

Contenção do surto

Para tentar conter o surto, Kiribati declarou toque de recolher e impôs uma série de bloqueios. O presidente do país, Taneti Maamau, usou suas redes sociais para pedir que a população se vacine e declarou que o governo está usando todos os recursos disponíveis para administrar a situação.

Apesar de este ser o primeiro surto, não são exatamente os primeiros casos de Covid-19 registrados no país. Anteriormente, dois membros da tripulação de um navio de carga também testaram positivo, mas a embarcação não foi autorizada a atracar no país.

Via: ABC News

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!