Tratores que escavavam um projeto habitacional financiado pelo Egito na Faixa de Gaza acabaram desenterrando as ruínas de uma tumba que remonta à Era Romana, revelaram autoridades do Hamas nesta segunda-feira (31).

De acordo com o Ministério do Turismo e Arqueologia palestino, suas equipes apreenderam objetos descobertos na tumba e pediram que as obras fossem interrompidas. 

publicidade

Relatos da mídia local dão conta de que pessoas, algumas delas usando carroças, saquearam muitos artefatos do local no noroeste da cidade de Gaza. Moradores da área disseram que objetos arqueológicos, incluindo tampas de caixões e tijolos inscritos, foram encontrados uma semana antes do anúncio do ministério.

Leia mais:

publicidade

Maioria dos tesouros arqueológicos na Faixa de Gaza são desprotegidos

Gaza, um enclave costeiro que abriga mais de 2 milhões de pessoas, é conhecida por sua rica história decorrente de sua localização em antigas rotas comerciais entre o Egito e o Levante. 

No entanto, a ocupação israelense, um bloqueio, conflitos e um rápido crescimento urbano no território superpovoado e estreito estão entre as razões pelas quais a maioria dos tesouros arqueológicos de Gaza não foram protegidos.

publicidade

Um arqueólogo independente revelou ter visto fotos que sugerem que o local era um cemitério que remonta ao final da era romana ao início do período bizantino, há 1.600 anos.

“Elas indicam que um templo romano ou uma igreja bizantina estão por perto”, disse o especialista, que falou sob condição de anonimato à agência de notícias Associated Press.

publicidade

Na semana passada, autoridades do Hamas, o grupo militante que tomou o controle de Gaza à força da Autoridade Palestina em 2007, patrocinaram a inauguração de uma igreja bizantina do século V que foi restaurada por organizações não-governamentais locais e internacionais para abrigar um museu.

Curiosamente, as mesmas autoridades, em 2017, destruíram grande parte de um assentamento canaanita que data de 4.500 anos para abrir caminho para projetos habitacionais para seus próprios funcionários.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!