A Aston Martin vai parar de comercializar carros a gasolina até 2026 e focar na produção de modelos eletrificados (elétricos e híbridos), segundo informações da revista britânica Autocar.

Ao Financial Times, o presidente da montadora, Lawrence Stroll, falou sobre o porquê da opção pelos híbridos em vez de adotar a eletrificação total — caminho traçado por outra marca de luxo britânica, a Bentley.

“Não acho que 100% dos clientes da Aston Martin querem um veículo elétrico”, disse o executivo. “As pessoas ainda querem sentir o cheiro, o barulho [dos carros a gasolina]. Estamos gradualmente nos tornando 100% elétricos, mas vamos continuar a oferecer ambas as opções [elétricos e híbridos]. Ainda haverá um componente de eletrificação, mas se alguém quiser um motor a gasolina em 2028, isso será possível.”

Nas entrelinhas, Stroll não quer fazer má propaganda para o DBX 707, novo utilitário midsize da montadora. Com motor V8 biturbo que produz 697 cavalos e 92 kgfm de torque, esse novo Aston Martin a gasolina passa longe de ser uma alternativa zero emissões.

publicidade

O que não impede o CEO da marca, Tobias Moers, de depositar altas expectativas no novo SUV. À Autocar, o executivo disse esperar que, nos próximos meses, 60% das vendas da linha DBX venham do 707.

Aston Martin DBX 707 a gasolina
DBX 707: novo SUV da Aston Martin vai de 0 a 100 km/h em 3s3 (Aston Martin/Divulgação)

DBX 707 é o SUV mais potente da marca

Revelado (de forma não oficial, diga-se) na última terça-feira (1º), o Aston Martin DBX 707 será o utilitário a gasolina mais potente da marca. Para esse projeto, os engenheiros da Aston remodelaram a engenharia do motor V8 4.0, derivado da Mercedes-Benz, liberando 155 cavalos a mais do que a versão anterior.

Entre os ajustes mais significativos, está a introdução de turbocompressores roletados, considerados mais eficientes do que a disposição convencional do turbo, apoiada em dois mancais. O carro também tem um sprint considerável, indo de 0 a 100 km/h em 3s2.

As entregas do Aston Martin DBX 707 começam no fim desse semestre.

Imagem: Aston Martin/Divulgação (Aston Martin DBX 707 no detalhe)

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!