Escassez de chips atinge a produção da Ford; elétrico Mach-E é afetado

A escassez de chips semicondutores está fazendo a Ford interromper temporariamente a produção de veículos importantes, como o Mustang Mach-E
Por Ronnie Mancuzo, editado por Fábio Marton 07/02/2022 11h41, atualizada em 07/02/2022 11h44
Mustang Mach E
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A Ford confirmou que a escassez de chips semicondutores atingiu a montadora, que está interrompendo temporariamente a produção de vários veículos importantes. Dentre eles, estão os SUVs Bronco e Explorer, as caminhonetes F-150 e Ranger e o crossover elétrico Mustang Mach-E.

A produção do SUV Lincoln Aviator nas fábricas de Michigan, Illinois, Missouri e no México também está sendo interrompida devido à falta de peças. Os cortes sinalizam que a escassez de chips que devastou a indústria automobilística no ano passado ainda é um grave problema.

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“A escassez global de semicondutores continua afetando as fábricas norte-americanas da Ford – junto com as montadoras e outras indústrias ao redor do mundo”, disse a Ford à CNBC. A empresa também disse ter nos bastidores equipes trabalhando em como maximizar a produção, “com um compromisso contínuo de construir todos os veículos de alta demanda para nossos clientes com a qualidade que eles esperam”.

O momento do corte de produção tem um tom bastante repentino, principalmente com relação ao Mustang Mach-E. Isso porque a Ford anunciou recentemente que triplicaria a produção do veículo em sua fábrica mexicana até 2023, depois de abandonar os planos de construir os SUVs totalmente elétricos Ford Explorer e Lincoln Aviator no país mexicano.

A escassez de chips para as montadoras

Montadoras de todo o mundo vêm sendo atingidas pela escassez de semicondutores causada por interrupções na cadeia de suprimentos e pelo aumento da demanda nas empresas de eletrônicos de consumo. Uma delas é a Volkswagen, que não espera que a escassez global de semicondutores termine em 2022 – embora exista expectativa de ligeira melhora no segundo semestre deste ano.

Recentemente, a McLaren teve que adiar o lançamento do Artura, enquanto a Cadillac teve que cortar funções em alguns de seus crossovers. Já a Chevrolet e a GMC tiveram que parar de oferecer assentos e volantes aquecidos em alguns modelos devido a problemas de fornecimento relacionados à escassez de chips.

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Ronnie Mancuzo
Redator(a)

Ronnie Mancuzo é analista de sistemas com especialização em cybercrime e cybersecurity | prevenção e investigação de crimes digitais. Faz parte do Olhar Digital desde 2020.

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Fábio Marton é redator(a) no Olhar Digital