Rússia lança espaçonave de carga rumo à ISS

Rafael Rigues, editado por Acsa Gomes 15/02/2022 10:00, atualizada em 15/02/2022 15:36

A agência espacial russa (Roscosmos) lançou na madrugada desta terça-feira (15) uma espaçonave Progress rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). O lançamento ocorreu às 1h25 (horário de Brasília), partindo do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

Continua após a publicidade

De acordo com a agência espacial norte-americana, a missão Progress MS-19 carrega três toneladas de comida, combustível e suprimentos para a ISS. A jornada será feita por uma rota “lenta” de três dias, e a chegada será transmitida pela Nasa, a partir das 3h30 desta quinta-feira (17), em seu canal no YouTube.

Momento do lançamento da Progress MS-19

A data de retorno da Progress MS-19 à Terra ainda não foi determinada. As Progress são espaçonaves cargueiras não-tripuladas, usadas regularmente (junto com contrapartes norte-americanas como a Cygnus e a Cargo Dragon) para envio de suprimentos à estação. Na volta, são carregadas com lixo produzido pelos tripulantes e incineradas na reentrada na atmosfera.

Recentemente a Roscosmos anunciou a intenção de usar regularmente uma nova “rota expressa“, que possibilitaria a chegada de uma espaçonave à ISS em apenas uma órbita, ou cerca de duas horas.

Leia mais:

“O esquema de voos de órbita única da Progress para a ISS deve ser implementado em 2023”, disse um comunicado da agência, acrescentando que, nesse meio tempo, todos os testes deverão ser executados a fim de garantir a qualidade técnica do projeto.

Não é a primeira vez que a Rússia tenta algo do tipo: entre 2012 e 2013 o tempo de viagem à ISS foi reduzido para quatro órbitas (cerca de seis horas), em vez dos dois dias da rota mais conservadora. Já em outubro de 2020 a Roscosmos testou uma rota com duas órbitas (três horas) em uma missão tripulada, a Soyuz MS-17.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

R
Rafael Rigues

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital

Acsa Gomes
Acsa Gomes

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Gostou? Compartilhe! Ajude mais pessoas a ficarem informadas.
Prefira o OD no Google
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone Instagram Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email