Reforçando ainda mais seus laços com o Reino da Arábia Saudita, a elétrica e americana Lucid anunciou que se prepara para abrir sua primeira fábrica internacional no país, que é membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). A construção da instalação na nação do Oriente Médio começa ainda no primeiro semestre deste ano e deve ser concluída em 2025.

Em 2018, relatórios que ligam o Lucid Group ao Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita surgiram, com a empresa confirmando um investimento de mais de US$ 1 bilhão do fundo soberano do reino. A nova fábrica faz parte de um plano de longo prazo, onde a montadora pretende atender a uma demanda global de seus produtos.

publicidade

Leia também:

Estratégias com os árabes

De acordo com a nota da Lucid, é esperado que os acordos acelerem o objetivo estratégico da Arábia Saudita de transformar e diversificar sua economia por meio do desenvolvimento de energia e transporte sustentáveis. Há também como resultado esperado a criação de milhares de empregos altamente qualificados e formação qualificada de profissionais na região.

publicidade

A empresa americana assinou acordos com o Ministério do Investimento da Arábia Saudita (MISA), o Fundo de Desenvolvimento Industrial Saudita (SIDF), e a Cidade Econômica em King Abdullah Economic City (KAEC). Justamente na KAEC é onde a instalação (integralmente de propriedade da Lucid) deverá ser construída, na costa do Mar Vermelho, podendo resultar em até US$ 3,4 bilhões em valor ao longo de 15 anos.

A princípio, a fábrica deverá remontar os “kits” de veículos Lucid Air, que são pré-fabricados no estado americano do Arizona. Com o tempo, a instalação construirá veículos completos, com a montadora visando uma capacidade máxima de 150 mil veículos por ano.

publicidade

Em sua fase inicial, a fábrica na Arábia Saudita estará voltada para a demanda local, com a empresa americana planejando exportar veículos acabados para outros mercados globais. Dentre seus produtos, estarão modelos exclusivos, “projetados para atrair os clientes mais exigentes da Lucid na região e além”.

Meio milhão de elétricos Lucid por ano

O crescimento pretendido pela Lucid passa então a cerca de meio milhão de unidades anuais, somando a produção de suas duas fábricas. Atualmente, a capacidade da instalação nos Estados Unidos é de 34 mil veículos por ano. Uma expansão deverá aumentar para 90 mil veículos anuais, e a empresa planeja expandir ainda mais, indo para 350 mil unidades no Arizona.

publicidade

De acordo com Peter Rawlinson, CEO do Lucid Group, faz todo o sentido a empresa levar veículos elétricos para uma das maiores nações produtoras de petróleo do mundo. “Estabelecer uma presença global de fabricação é um passo prático e natural e nos permite expandir nossa marca, dimensionar nossos negócios e atender à demanda mundial e inexplorada do mercado em um nível totalmente novo, ao mesmo tempo em que tomamos medidas para lidar com as mudanças climáticas por meio de transporte sustentável inspirador”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!