A Samsung pode estar prejudicando ou limtando o desempenho de vários apps e jogos de dispositivos Galaxy para economizar bateria. A descoberta foi feita pela comunidade sul-coreana, que criou uma lista com 10 mil apps que estariam com seu desempenho controlado pelo app GOS (Game Optimizing Service) da Samsung.

A maior parte são jogos, mas existem apps muito usados na lista, como Microsoft Office, TikTok e Netflix. Os aplicativos de benchmark como AnTuTu, 3DMark, GeekBench 5 e PCMark não estão na lista de apps e jogos com limitação de desempenho do Samsung GOS. Assim, eles podem usar todo o desempenho dos smartphones, que ficam com resultados melhores.

Um youtuber da Coreia do Sul chegou a mudar o nome do arquivo de um app de benchmark para o de um game, e a partir daí, o desempenho passou a ser prejudicado pelo GOS, assista ao vídeo.

Em um post no site Naver, fontes disseram que a Samsung está conduzindo uma investigação interna para tratar do tema da limitação do desempenho de apps e jogos em dispositivo Galaxy. Além disso, o post conta que a Samsung está lidando com a questão com a mesma seriedade com que cuidou do problema da bateria do Galaxy Note 7.

Limitação de desempenho de apps pode estar na linha Galaxy S22

Inicialmente, parecia que a questão não afetaria a linha Galaxy S22, já que o GOS não estaria instalado, mas esse pode não ser o caso. Além disso, o GOS também não foi encontrado na Galaxy Store do Galaxy Z Fold 3 ou do S22 Ultra, que estamos testando. De qualquer forma, um autor do Android Authority achou o GOS no seu Galaxy S21 Plus, e contou que o serviço não podia ser desabilitado.

Segundo o 9 to 5 Google, o GOS foi encontrado em um aparelho da linha S22. Quando questionada sobre a questão pelo Olhar Digital, um assessor da Samsung enviou a declaração abaixo:

“Nossa prioridade é oferecer a melhor experiência móvel aos consumidores. O Game Optimizing Service (GOS) foi projetado para ajudar os aplicativos de jogos a alcançar um ótimo desempenho, ao mesmo tempo em que gerencia de forma eficaz a temperatura do dispositivo. O GOS não gerencia o desempenho de aplicativos que não são jogos. Valorizamos o feedback que recebemos sobre nossos produtos e, após uma análise cuidadosa, planejamos lançar uma atualização de software em breve, para que os usuários possam controlar o desempenho ao executar aplicativos de jogos.”

De acordo com Max Winebach no Twitter, ativar o modo de desempenho nas configurações de bateria, desabilita a maioria das otimizações feitas pela maioria dos apps. Apesar disso, ele limita alguns jogos a 60 fps, mas o desempenho da GPU é aumentado.

Outros casos de limitação de desempenho

No ano passado, a OnePlus foi acusada de limitar o desempenho do OnePlus 9 e 9 Pro em vários apps exatamente com o mesmo objetivo, entregar maior autonomia de bateria. A empresa se explicou, dizendo que o desempenho do Snapdragon 888 era exagerado para a maioria das tarefas do dia a dia.

Além disso, a Apple também tem a função de gerenciamento de desempenho no iOS. Esse recurso limita a performance máxima dos iPhones mais antigos quando a bateria está muito desgastada.

Leia também:

Fonte: Android Authority

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!