O Olhar Espacial desta sexta-feira (4) vai falar sobre um tema que intriga os cientistas há muito tempo: buracos negros. O que são? Como se formam? Existe algum perto de nós? E como novas ferramentas, como o telescópio espacial James Webb, podem ajudar nessa pesquisa?
Nossa convidada será Catarina Aydar, formada em física e mestra em astronomia pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é estudante de doutorado na mesma instituição e pesquisa a relação entre buracos negros supermassivos e as galáxias onde residem. Está envolvida na observação das radio-galáxias mais distantes que se conhece atualmente, com telescópios como o James Webb, o Hubble e o Gemini. Além de seu interesse pelo Universo, Catarina gosta muito de trocar ideias, de feminismo e de yoga.
Leia mais:
- Rússia quer firmar parcerias comerciais com a China na indústria espacial
- Elon Musk teme que satélites da Starlink sejam alvo dos russos e pede cautela no uso dos serviços de comunicação
- Alemanha rompe parceria de cooperação científica com a Rússia e desliga caçador de buracos negros

Apresentado por Rafael Rigues, editor de Ciência e Espaço do Olhar Digital, e por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o Olhar Espacial é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.
Confira as edições anteriores na playlist do Olhar Espacial no YouTube do Olhar Digital!
O Olhar Espacial conta com a participação dos espectadores, que podem mandar perguntas, sugestões e críticas pelas redes sociais do Olhar Digital.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!