Um ataque cibernético deixou milhares de pessoas sem internet na Europa nesta sexta-feira (4). A razão para a queda teria sido um ataque russo contra uma rede de satélites, ocorrido no início da invasão à Ucrânia, mas que só teve efeitos agora.

De acordo com a Orange, operadora francesa que é um dos maiores provedores da Europa, em torno de 9.000 assinantes de seu serviço via satélite, a Nordnet, ficaram sem internet. A Eutelsat, empresa que tem cerca de 50.000 clientes na Europa, também relatou o mesmo problema.

Queda foi motivada por “ciberevento”

Segundo a Viasat, uma operadora de satélites estadunidense, a queda foi motivada por um “ciberevento”, que provocou uma avaria em uma rede parcial. De acordo com a empresa, o evento deixou a Ucrânia e outros países da Europa que dependem de seus satélites KA-SAT sem internet.

Leia mais:

publicidade

De acordo com o diretor do comando francês do Espaço, o general Michel Friedling, o termo “ciberataque”, trata-se de um eufemismo. Segundo com o militar, a avaria que deixou clientes da Europa sem internet foi realmente causada por um ataque cibernético.

“Há alguns dias, pouco após o início das operações militares da Rússia, houve uma rede de satélites que cobre a Europa e, concretamente, a Ucrânia, que foi vítima de um ciberataque, com dezenas de milhares de terminais que ficaram inoperantes imediatamente”, explicou Friedling.

Risco para o mundo?

hacker de capuz digitando em teclado com letras sobrepondo ele e formando a bandeira da rússia
Ataques cibernéticos russos podem ser um risco para a internet via satélite no mundo inteiro. Imagem: BeeBright/Shutterstock

O militar fez questão de destacar que se trata de uma rede civil da Viasat e que o ataque não tinha atingido nenhuma operação militar no espaço. Contudo, especialistas em defesa e segurança digital temem que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia desencadeie uma proliferação de ataques cibernéticos.

Caso isso se concretize, esses ciberataques podem causar problemas sérios não só para a Europa, mas para o mundo inteiro.

Via: G1

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!