Nas últimas 24 horas, uma das criptomoedas que mais retraiu no mercado foi o Bitcoin. Um dos motivos que refletiu na baixa do ativo digital foi uma ordem executiva assinada nesta quarta-feira (9) pelo presidente norte-americano Joe Biden, cujo objetivo é preparar o terreno para a regulamentação dos ativos digitais no país.

Moedas douradas da criptomoeda Bitcoin
No acumulado semanal, o Bitcoin já caiu mais de 9%. Imagem: AlyoshinE/Shutterstock

Atualmente, a moeda digital está sendo negociada por cerca de US$ 39,2 mil, com queda diária de mais de 7%, segundo os dados do CoinMarketCap.

Leia mais:

Crise na Ucrânia

O que também impactou na queda do Bitcoin foi o fato de algumas empresas que operam com ativos digitais, como a própria Coinbase e a Binance, não estarem cumprindo com as sanções econômicas impostas à Rússia por conta da guerra na Ucrânia, mesmo com advertências das autoridades.

publicidade

Em resposta, as corretoras indicam que “foram pegas de surpresa” quando os Estados Unido e os seus aliados se moveram para impor sanções mais duras contra os bancos e empresas estatais da Rússia.

Ao contrário de outras companhias de pagamentos, as exchanges de criptoativos rejeitaram os pedidos para bloquear usuários russos, dizendo que isso vai contra os “valores libertários do setor”, o que reforçou as preocupações entre as autoridades de que os ativos digitais poderiam ser usados como ferramenta ​​para contornar as sanções.

Na segunda-feira (7), a Coinbase publicou um comunicado que informa que a empresa havia bloqueado mais de 25 mil endereços relacionados a indivíduos e/ou entidades russas. Já a FTX US, outra corretora de criptomoedas com sede em Chicago, disse que vai “implementar e cumprir rigorosamente” todas as sanções.

Por ora, segundo a Reuters, o Departamento do Tesouro dos EUA entrou em contato com as exchanges para alinhar o cumprimento das sanções e criar uma espécie de linha de comunicação com as empresas em caso de dúvidas.

Via: Decrypt, Reuters

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!