A Ford decidiu que o EcoSport terá sua produção encerrada na Romênia, e com isso, o SUV sai definitivamente de linha em todo o mundo. O país europeu era o último respiro do veículo, que já não era produzido em terras brasileiras desde o começo de 2021, quando a montadora fechou as portas por aqui, e não estava mais em produção na Índia, que também não tem mais instalações da Ford.

Agora, a fábrica da empresa na cidade romena de Craiova deverá focar mais na marca Puma, com uma variante elétrica sendo aguardada para 2024 (novidade que pode ter impulsionado a decisão de agora). Ou seja, diferente do que aconteceu no Brasil e na Índia, as instalações da Ford na Romênia permanecerão ativas.

publicidade

Leia também:

EcoSport abrindo espaço para Puma

O movimento da montadora também faz sentido na parte de vendas. Enquanto a EcoSport alcançou 31 mil unidades vendidas na Europa em 2021, o SUV da Puma se tornou um “best-seller” da Ford no continente no ano passado, com 130 mil vendas.

publicidade

Lançado pela primeira vez apenas no Brasil em 2003, com “DNA” do Fiesta de terceira geração (que havia surgido um ano antes), o EcoSport trazia como uma de suas principais características o estepe na parte de trás. O pneu reserva ficava instalado por fora, e suas capas sempre apareciam customizadas, com desenhos e temas diversos.

O SUV sai de linha na Europa e no mundo depois de dez anos de mercado. Sua chegada àquele continente foi baseada em sua segunda geração, apresentada em 2012 e introduzida no mercado europeu entre 2013 e 2014.

publicidade

O foco da Ford passa a ser no Puma, com o elétrico da marca ainda sob uma boa dose de sigilo. Das informações mais importantes que temos no momento, temos que o EV não será construído na plataforma MEB, que a montadora compartilha com a Volkswagen.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

publicidade

Via Quattroruote