Um novo Ford Fiesta estará rodando pelas estradas europeias em 2022, com uma série de atualizações em tecnologia e um design renovado. As maiores mudanças na aparência do veículo (que se despediu do Brasil em 2019) estão na frente, onde o emblema da marca foi movido para o centro da grade, além de novos para-choques dianteiros surgindo em toda a linha. Além disso, a tração híbrida levou a uma economia de combustível inédita.

Os modelos Trend e Titanium apresentam uma ampla grade superior com fortes estrias horizontais e um contorno cromado de alto brilho, com aberturas laterais distintas. O Ford Fiesta Titanium também possui barras horizontais da grade superior com acabamento em cromo estampado a quente, combinadas com as bordas das janelas cromadas.

publicidade
Ford Fiesta modelo de 2022 para a Europa
O design renovado do Fiesta tem como destaque o emblema ao centro da grade – Divulgação/Ford

A linha esportiva ST traz uma nova grade superior com detalhes mais profundos e acabamento em favo de mel preto brilhante. As aberturas laterais largas têm acabamento na cor da carroceria e há no modelo uma grade inferior maior.

carro esportivo da Ford
Linha esportiva do Ford Fiesta – Divulgação/Ford

A variante Active do novo Ford Fiesta é inspirada em SUVs, sendo diferenciada por sinais de design mais robustos. Uma ampla grade superior apresenta fortes ripas verticais com acabamento em preto brilhante. O modelo também oferece aberturas laterais mais altas e proeminentes.

modelo Active do Fiesta
Modelo Active do novo Ford Fiesta – Divulgação/Ford

Faróis de LED levemente mais finos também surgem como padrão em todos os novos Fiesta. Unidades de LED com tecnologia “Matrix” surgem como opção, que podem trabalhar em micropontos distintos, acendendo ou apagando conforme a necessidade e evitando ofuscar carros à frente ou no sentido oposto.

Já na lateral da traseira, não há mudanças reais, com exceção de algumas bordas pretas para as luzes de freio. Porém, será possível escolher entre algumas novas rodas de liga leve e cores de carroceria. Há sete novos designs de rodas de liga leve disponíveis em toda a linha, junto com três novas cores: Boundless Blue, Beautiful Berry e Mean Green.

Leia mais:

Por dentro do Ford Fiesta

As alterações no interior do Ford Fiesta para 2022 trazem para o comprador a opção de display digital de 12,3 polegadas, substituindo os mostradores e medidores usuais. Um sistema de infoentretenimento de 8 polegadas ainda fica no centro do painel e vem com suporte para Android Auto e Apple CarPlay.

parte de dentro do novo Fiesta
O novo Ford Fiesta traz suporte para Android Auto e Apple CarPlay – Divulgação/Ford

Outra novidades do novo modelo Fiesta estão em um recurso chamado Wrong-Way Alert (Alerta de caminho errado) e na tecnologia de compartilhamento de informações de perigos próximos do carro. Enquanto o primeiro, que como o nome diz, avisa o motorista caso ele comece a dirigir na contramão, o segundo emite alertas sobre acidentes nas proximidades, por exemplo.

20,4 km/l

Um motor a gasolina 1.0 l está no centro da nova linha Fiesta e começa com uma opção de 100 cv, capaz de fazer pouco mais de 19 km por litro de combustível junto a um câmbio manual de seis velocidades. O motorista pode ter versões mais potentes (125 cv e 155 cv) por meio de uma assistência híbrida de um motor EcoBoost de 48v.

Com o trem de força híbrido, o veículo traz um consumo médio de 20,4 km por litro, o que muda um pouco na motorização com 125 cv. Neste caso, há opção de uma transmissão automática de dupla embreagem Powershift, com sete velocidades, proporcionando mudanças de marcha contínuas para refinamento otimizado. Com ela, o consumo aumenta para 19,2 km/l.

Esse sistema híbrido é dotado de um gerador de partida integrado na correia (BISG), fornecendo aumento de torque sob aceleração, além de alimentar componentes elétricos auxiliares. Substituindo um alternador padrão, a tecnologia otimiza o uso de energia, que normalmente é perdida durante as frenagens e desaceleração.

Além disso, o motor híbrido moderado é combinado como padrão com uma caixa de câmbio manual de seis velocidades. Porém, a versão de menor potência (125 cv) pode ser opcionalmente acoplada a uma caixa automática de sete velocidades.

detalhe do Ford Fiesta ST
Detalhes do modelo esportivo do Ford Fiesta trazem as letras ST distribuídas pelo veículo – Divulgação/Ford

O Fiesta ST traz um motor a gasolina de 1.5 litros com 200 cv. O carro possui aceleração 0-100 km/h em 6,5 segundos e uma velocidade máxima de 230 km/h segundo a Ford. Outro ponto diferenciado do modelo está nas rodas de aro 17, com opção de aro 18.

Ainda não há uma definição de preço para o modelo ST do novo Ford Fiesta, mas os valores de lançamento do carro começam em 16.620 Libras. Em nossa moeda, seria algo por volta de R$ 120.783 (hoje, 17/09), desconsiderando diferenças de impostos ou taxas. Fora na versão básica, há opções de pacote Vignale disponível para as outras três, com especificações de luxo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.