A Meta tirou do ar uma rede de perfis falsos focados em divulgar desinformação sobre questões ambientais que atuavam no Facebook. Segundo a empresa, os perfis seriam administrados por dois membros das Forças Armadas, que não tiveram suas identidades divulgadas para não atrapalhar as investigações.

No Facebook, a rede de desinformação contava com 14 perfis falsos, que gerenciavam nove páginas. O grupo também atuava no Instagram, onde gerenciava 39 perfis. Todas as contas falsas, em ambas as redes sociais, foram removidas pela Meta.

publicidade

Perfis administrados por militares

De acordo com a Meta, a identidade dos responsáveis pelos perfis foi descoberta, e, inclusive, foram encontradas fotos dos controladores das contas usando farda e dentro de ambientes militares. Além disso, as contas reais também foram encontradas e identificavam que eles trabalhavam nas Forças Armadas.

A ação da rede no Facebook se deu principalmente entre os meses de abril e junho de 2020, mas existem registros de atividades do grupo entre maio e junho de 2021. A maior parte dos posts era focado na divulgação de desinformação sobre ambientalismo e desmatamento.

publicidade

Leia mais:

Entre as informações divulgadas pelo grupo, estava que o Brasil tem conseguido diminuir o desmatamento, graças à intervenção do Exército. Além disso, a rede de desinformação defendia que a culpa pelas mudanças climáticas no Brasil era de responsabilidade exclusiva da sociedade civil.

publicidade

Páginas críticas ao governo

Maior parte das páginas tinham a função de divulgar informações falsas sobre ambientalismo e desmatamento. Imagem: VideoFromEveryWhere/Shutterstock

Entre as páginas administradas pela rede de desinformação no Facebook havia de tudo um pouco, desde uma página que divulgava operações do Exército no semiárido, até uma página que tecia críticas à gestão do presidente Jair Bolsonaro na pandemia da Covid-19.

Apesar de inédito no Brasil, essa não é a primeira vez que a Meta derruba uma rede de desinformação com ligação a entidades de Estado. Em dezembro do ano passado, a empresa de Mark Zuckerberg divulgou que havia descoberto e derrubado contas ligadas à China para difamar os Estados Unidos.

publicidade

Via: CBN

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!