Hoje, a TP-Link lançou a rede mesh Deco XE75 com suporte para o novo padrão Wi-Fi 6E, que está começando a chegar a mais mercados. Redes mesh de Wi-Fi permitem cobrir áreas maiores com uma rede sem fio mais confiável.

O Deco XE75 promete um alcance de até 1.670 metros com dois dispositivos, possui conexão tri-band (que impede perda de velocidade nas estações secundárias), e um app próprio para gerenciamento da rede. Cada estação conta com três entradas LAN Ethernet.

publicidade

O destaque do novo sistema mesh da TP-Link é o suporte para o padrão Wi-Fi 6E, que adiciona um canal de 6 GHz para melhorar o desempenho e oferecer mais largura de banda. Isso significa que os dispositivos com Wi-Fi 6E podem atingir velocidades de até 5.400 Mbps. O padrão 6E já faz parte de PCs com modems Intel Wi-Fi 6E e celulares como o Samsung Galaxy S21 Ultra, S22 Ultra e Asus ROG Phone 5. O Deco XE75 também é compatível com os padrões anteriores de Wi-Fi.

Mas como o XDA Developers apontou, os roteadores da TP-Link, incluindo o Deco X68, apresentam um problema de privacidade. Os aparelhos enviam a maior parte da atividade de rede para uma empresa terceirizada (Avira) sob o pretexto de detecção de malware. Não é possível desativar esse envio, mas a TP-Link disse ano passado que está trabalhando em uma opção.

Leia mais:

Se coleta de dados não é um problema para você, a TP-Link oferece um pacote de rede mesh com dois dispositivos Deco XE75 com suporte para Wi-Fi 6E por US$ 300 (cerca de R$ 1.400 na cotação atual) em seu site.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!