Depois de diversas dificuldades e conflitos de calendário, a NASA deu início à retomada do chamado “teste molhado” do Space Launch System (SLS), o mega foguete que servirá como veículo principal do Programa Artemis, que ambiciona levar o homem de volta à Lua na segunda metade da década.

A retomada do teste foi feita ontem (12), ao fim da tarde, quando um comunicado no site oficial da agência espacial americana confirmou que os times responsáveis pela empreitada voltaram às estações de trabalho e iniciaram uma contagem regressiva que terminará na próxima quinta-feira (14), com a avaliação e preenchimento dos tanques criogênicos.

Leia também

O foguete lunar Space Launch System (SLS) da NASA é visto no topo do Pad 39B, no Kennedy Space Center, na Flórida, durante o teste de ensaio molhado em 4 de abril de 2022
O foguete lunar Space Launch System (SLS) da NASA é visto no topo do Pad 39B, no Kennedy Space Center, na Flórida, durante o teste de ensaio molhado em 4 de abril de 2022 (Crédito da imagem: NASA/Joel Kowsky)

“As equipes estão prosseguindo com um teste modificado, concentrado primariamente na instalação do tanque no estágio principal e operações mínimas de propelente no estágio interino de propulsão criogênica (ICPS) junto aos sistemas de solo no [Centro Espacial] Kennedy. As operações com os tanques estão previstas para ocorrer na quinta-feira, dia 14”, diz trecho do comunicado, que também antecipa um clima favorável na data para as operações de preenchimento dos tanques.

publicidade

Noutro comunicado, mais atual, a NASA confirmou que tanto os quatro motores RD1 do SLS como a cápsula Orion foram totalmente acionados (exceto, evidentemente, pela ignição) durante esta madrugada. De acordo com a atualização, todos os sistemas de comunicação funcionaram dentro do esperado e o time deve se reunir ao meio dia de hoje para revisar os dados obtidos após desligarem tudo.

Os motores não serão mais reacionados durante o teste.

A retomada do teste do SLS vem após ter começado, inicialmente, em 1º de abril. Ele leva em torno de dois a três dias para ser concluído. No entanto, no caso do SLS, duas falhas – uma no sistema de ventilação e outra em uma válvula de resfriamento – fizeram com que a NASA parasse o processo a fim de preservar o sistema.

O SLS deverá conduzir as duas primeiras missões do Programa Artemis, com a primeira saindo, possivelmente, ainda em 2025 (sem tripulação).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!