Veja um nascer do Sol em Marte registrado pelo módulo de pouso InSight

Por Flavia Correia, editado por Jeniffer Cardoso 14/04/2022 12h08, atualizada em 15/04/2022 14h14
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Onde você estava quando viu o mais belo nascer do Sol da sua vida? Qualquer que seja a sua resposta, definitivamente nenhum lugar seria mais diferente e inusitado do que… outro planeta! E graças à sonda InSight, da NASA, temos agora a oportunidade de contemplar a alvorada em Marte.

Ilustração em 3D mostra o módulo InSight, enviado a Marte pela Nasa em 2018
Impressão artística em 3D da sonda InSight, da NASA, em Marte. Imagem: Fabiobispo3D/Shutterstock

No último domingo (10), o módulo de pouso que explora o Planeta Vermelho desde novembro de 2018 registrou imagens do nascer do Sol que, juntas, ficam em movimento e dão uma noção de como se iniciam as manhãs no nosso vizinho.

“Nunca me cansarei do nascer do Sol em Marte”, publicou nesta quarta-feira (13) o perfil oficial da InSight no Twitter, que posta em primeira pessoa, como se fosse a própria sonda. “Todas as manhãs, esse ponto distante sobe mais alto no céu, me dando energia para mais uma rodada de ouvir os ruídos sob meus pés”.

InSight (abreviação em inglês para “Exploração Interior usando Investigações Sísmicas, Geodésia e Transporte térmico”) é um módulo de pouso estacionário de Marte projetado para estudar “martemotos” e o interior do planeta de maneira geral. 

Leia mais:

O lander pousou na região de Elysium Planitia há quase 3,5 anos e está atualmente em fase estendida após concluir sua missão primária de um ano marciano completo. Enquanto o ano terrestre tem 365 dias separados por 24 horas – exceto os anos bissextos, com 366 dias -, um ano em Marte tem 687 dias, o equivalente a quase dois anos na Terra. Já os dias marcianos têm 24 horas e 37 minutos, quase o mesmo número de horas dos dias aqui em nosso planeta.

Em janeiro, uma enorme tempestade de poeira em Marte forçou a sonda InSight a entrar em um “modo de segurança” protetor, quando suas matrizes solares foram incapazes de gerar energia suficiente para prosseguir com sua missão científica. Em 15 de fevereiro, o módulo de pouso foi recuperado, com previsão de continuar em funcionamento até dezembro.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.