Na última sexta-feira (8), o helicóptero da NASA em Marte, Ingenuity, voou mais longe e mais rápido do que nunca sobre a superfície do Planeta Vermelho, em seu 25º voo.

De acordo com uma publicação feita nesta terça-feira (12) no perfil oficial do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da agência no Twitter, o drone “quebrou seus recordes de distância e velocidade no solo, viajando 704 metros a 5,5 metros por segundo, enquanto voava por 161,3 segundos”.

Segundo os registros de voo do Ingenuity, a maior distância percorrida pelo helicóptero até então tinha sido de 625 metros, alcançada durante um voo em julho de 2021. Seu recorde de velocidade anterior era de 5 metros por segundo, que atingiu em vários voos. A título de comparação, 5 metros por segundo é cerca de 18 km/h, e a marca de 5,5 metros por segundo equivale a aproximadamente 19,8 km/h.

Apenas não foi batido o recorde de duração, já que em agosto de 2021, durante o 12º voo, ele atingiu a marca de 169,5 segundos no ar. O 25º voo foi o segundo em cinco dias para o helicóptero e sua quinta surtida nos últimos 30 dias. 

publicidade

Leia mais:

Missão Ingenuity em Marte é estendida até setembro

Originalmente, a missão Ingenuity foi projetada para realizar cinco sobrevoos em Marte, apenas para demonstrar que a exploração aérea do planeta é possível, mas o pequeno helicóptero superou rapidamente a marca. Após esse sucesso, a NASA lhe concedeu uma extensão da missão, durante a qual a aeronave tem servido também como exploradora do companheiro Perseverance

Atualmente, os manipuladores do Perseverance estão direcionando o rover para uma parte acessível do antigo delta, e as observações do helicóptero Ingenuity estão ajudando a escolher a melhor rota.

Por meio de um comunicado emitido recentemente, a NASA anunciou que a missão do pequeno helicóptero de 1,8 kg foi novamente estendida. Segundo o texto ele deve seguir até setembro oferecendo visão aérea da Cratera Jezero, local em que pousou acoplado ao rover Perseverance em fevereiro de 2021, e onde há bilhões de anos havia um imenso lago de água.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!