Um novo aplicativo inteligente, ainda em fase de testes, busca uma abordagem no mínimo curiosa para que os alcoólatras possam diminuir o consumo de álcool e, posteriormente, parem de beber. A ideia é pagar US$ 5 por dia (cerca de R$ 23,50, na cotação atual) para que as pessoas fiquem sem consumir bebidas alcoólicas.

O valor não é pago em dinheiro, mas em vales, vouchers ou cartões-presente, que só podem ser gastos em determinados locais e com determinados produtos. Uma particularidade é que os valores só podem ser investidos em produtos que incentivem hábitos positivos, que os ajudem a deixar de ser alcoólatras.

publicidade

Embasamento científico

A ideia de oferecer pequenas recompensas para alcoólatras e pessoas em recuperação de dependência de outras substâncias não é exatamente nova. Oferecer gratificações instantâneas pode ajudar a interromper o comportamento de dependência, já que os dois estímulos atuam na mesma área do cérebro.

Leia mais:

publicidade

Com isso em mente, a startup DynamiCare tem investido em aplicativos, jogos e outras tecnologias para ajudar a tratar doenças relacionadas à dependência química. Este tipo de abordagem não é algo particular desta empresa e ganhou até um nome: terapia digital.

Onde o aplicativo age

Psicóloga tratando um paciente
Uso do aplicativo deve ser realizado em conjunto com uma metodologia tradicional, como a psicoterapia. Crédito: Mix Tape/Shutterstock

De acordo com o cofundador da DynamiCare, David Gastfriend, todas as drogas de abuso, que é o caso do álcool, perturbam o centro de recompensa do cérebro. Por conta disso, segundo ele, tratamentos convencionais, como os programas de 12 passos, são menos eficientes do que a terapia digital.

publicidade

Porém, segundo ele, o tratamento para alcoólatras em recuperação com a terapia digital deve ser acompanhado de tratamentos mais tradicionais, como a psicoterapia. Além disso, as recompensas só são pagas mediante a testes de bafômetros feitos com aparelhos conectados ao aplicativo via bluetooth.

Via: Futurism

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!