Nesta terça-feira (1), é comemorado o Ano Novo Lunar, uma data celebrada na China e em comunidades chinesas espalhadas por todo o mundo. Aliás, até fora dele: neste ano, astronautas a bordo da estação espacial chinesa Tiangong puderam festejar o fim do Ano do Boi e o início do Ano do Tigre lá no espaço.

Astronautas da missão Shenzhou 13 providenciando a decoração especial da estação espacial chinesa para celebrar o Ano Novo Lunar.
Imagem: CCTV

De acordo com a Administração Espacial Nacional da China, os astronautas da missão Shenzhou 13 são os primeiros da história a celebrar o feriado em órbita – e receberam uma variedade de suprimentos para isso. “Eles decoraram o módulo central da estação espacial com cortes de papel chineses tradicionais, acoplados ao festival da primavera e puseram lanternas vermelhas”, revelou a emissora de TV estatal CCTV.

publicidade

“Desejo a todos um Feliz Ano Novo, boa saúde, boa sorte e um ano auspicioso do Tigre”, diz o comandante Zhai Zhigang em imagens da CCTV. Junto a Zhigang nas festividades no módulo central Tianhe estão Wang Yaping e Ye Guangfu.

Leia mais:

publicidade

Como é o Ano Novo Lunar

Também chamado de Ano Novo Chinês, o Ano Novo Lunar acontece na lua nova entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro, que, neste ano, caiu em 1º de fevereiro. É um dos feriados mais importantes do país e é frequentemente marcado com decorações vermelhas e fogos de artifício.

Shenzhou 13 decolou do Centro de Lançamento de Satélites Jiuquan no deserto de Gobi em 15 de outubro, a bordo de um foguete Longa Marcha 2F. A missão já estabeleceu um marco chinês, com Wang como a primeira mulher a viver a bordo do módulo principal.

publicidade
Wang Yaping, primeira mulher a bordo do módulo Tianhe da estação espacial chinesa, decorando o laboratório orbital para celebrar o Ano Novo Lunar. Imagem: CCTV

Até agora, a tripulação continuou a construção da estação com uma caminhada espacial em novembro de 2021, transmitiu ao vivo uma palestra de ciências para estudantes chineses em dezembro e pilotou manualmente uma nave de carga em janeiro para testar procedimentos de emergência e acoplamento.

Os taikonautas devem passar cerca de seis meses em órbita, o dobro da duração de Shenzhou 12, a única missão anterior até agora a visitar Tianhe.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!