O navio de exploração e pesquisa (research and expedition vessel – REV) Ocean, desenvolvido para ser o maior iate do mundo, vai receber a companhia de um submarino para mergulhos muito profundos. Construído pela americana Triton Submarines, o veículo de submersão profunda (deep-submergence vehicle – DSV) 7500/3, recém-nomeado Aurelia, pode ir a cerca de 2.300 metros (7.500 pés) de profundidade, com até três pessoas dentro.

Para oferecer aos cientistas, pesquisadores e visitantes uma experiência imersiva nesse tipo de observação peculiar das profundezas do oceano, o submarino Aurelia é baseado em uma enorme e espessa esfera de acrílico. Assim, os ocupantes do veículo têm acesso a vistas desobstruídas de quase 360 ​​graus.

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Tripulação em um mergulho com o submarino
Imagem: Divulgação/REV Ocean

O submarino também é equipado com sensores científicos, ferramentas, câmeras e equipamentos de amostragem – “tecnologias, que aumentam a resistência, expandem a utilidade e aumentam a eficácia” do DSV, segundo a publicação da REV Ocean. Nas próximas semanas, o Aurelia passará por testes de mar ao redor das Ilhas Baleares, no Mediterrâneo, para serem observadas suas capacidades, desempenho e equipamentos científicos.

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Mulher em frente de um submarino
Nina Jensen, CEO da REV Ocean, em frente ao submarino DSV Aurelia – Imagem: Divulgação/REV Ocean

O teste de mar é a última fase da construção do submarino, fundamentada no apoio à iniciativa REV Ocean, do maior iate do mundo – a embarcação com seus 183 metros partirá daqui a alguns anos, devido a um atraso no cronograma, e dobrará como cruzeiro de lazer e navio de pesquisa. Proposto pelo bilionário Kjell Inge Røkke, o veículo deveria ser lançado inicialmente em 2020, depois em 2021, e agora está atrelado a uma data de lançamento para 2026.

REV Ocean
Imagem: Divulgação/REV Ocean

Iate de R$ 2,5 bilhões

Projetado pelo arquiteto naval Espen Oino, o navio será movido por uma propulsão híbrida extremamente silenciosa e terá uma velocidade máxima de 17 nós (31,45 km/h). Há muito questionamento a respeito da embarcação poder ser classificada como iate, visto que seu objetivo principal é estudar os oceanos do mundo.

Com capacidade para 28 convidados em suas 18 cabines, o navio é construído com casco de aço e estrutura de alumínio e tem tonelagem bruta de 17.440. Seu custo deve chegar a US$ 500 milhões (algo acima dos R$ 2,5 bilhões) quando o equipamento estiver completo nas instalações em que se encontra, na Noruega. O REV Ocean deverá ser colocado como um navio fretado de luxo extremo, atendendo a um pequeno nicho de milionários interessados nesse tipo de experiência ecológica pelos oceanos do mundo.

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