Na terça-feira (3), a NASA anunciou que a missão Crew-3 da SpaceX vai deixar a Estação Espacial Internacional (ISS) nesta quinta-feira (5), às 2h05 da madrugada (pelo horário de Brasília), chegando à Terra no dia seguinte.

Segundo um post da chefe de voo espacial humano da agência, Kathy Lueders, no Twitter, a previsão é de que cápsula Crew Dragon Endurance caia no no Oceano Atlântico à 1h37 da manhã de sexta-feira (6), pelo horário de Brasília.

“O tempo está sendo observado de perto para confirmar que os locais primários e alternativos selecionados são bons para retornar, e faremos outra revisão do tempo cerca de 24 horas antes do desencaixe para determinar se vamos prosseguir. Mais está por vir”, disse Kathy em outro tweet.

Lançada no topo de um foguete Falcon 9 em 10 de novembro do ano passado, a missão Crew-3 chegou à ISS no mesmo dia, levando os astronautas da NASA Raja Chari, Kayla Barron e Thomas Marshburn, além de Matthias Maurer, da Agência Espacial Europeia (ESA).

publicidade
Astronautas da missão Crew-3, antes de embarcarem rumo à ISS: Matthias Maurer, Thomas Marshburn, Raja Chari e Kayla Barron. Imagem: Nasa/Divulgação

Leia mais:

Marshburn comanda a atual Expedição 67 do laboratório em órbita e deve entregar as rédeas para o cosmonauta russo Oleg Artemyev. Isso acontecerá oficialmente durante uma cerimônia de mudança de comando prevista para esta quarta-feira (4) às 15h35 (horário de Brasília), que será transmitida em tempo real pela NASA TV.

Astronautas das duas mais recentes missões da SpaceX estão atualmente na ISS. Além dos membros da missão Crew-3, a tripulação da missão Crew-4 chegou no dia 27 de abril, para passar cerca de seis meses a bordo do laboratório em órbita.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!