Ciência e Espaço

Veja imagens de “água-viva espacial” gerada por lançamento da SpaceX

09/05/22 12h03

Imagem: Teslarati

Moradores da costa espacial norte-americana, como é chamada a região do estado da Flórida nos arredores do Centro Espacial Kennedy (KSC), da NASA, e da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, foram surpreendidos na última sexta-feira (6) por uma “água-viva espacial” formada no céu logo após o lançamento de um foguete da SpaceX. 

Água-viva espacial gerada pelo lançamento do foguete SpaceX Falcon 9, na última sexta-feira (6). Imagem: Danny Lennox via Greg Dee – Twitter

Na ocasião, um foguete Falcon 9 carregado com 53 satélites Starlink decolou com sucesso do KSC, às 6h42 da manhã (pelo horário de Brasília), o que marcou o 12º lançamento para o primeiro estágio deste veículo, empatando com o recorde de reutilização da empresa.

Fotógrafos profissionais da SpaceX capturaram o espetacular lançamento pré-amanhecer enquanto ele se espalhava sobre o Oceano Atlântico, iluminando as nuvens.

De acordo com Christopher Combs, professor de aerodinâmica e engenharia mecânica na Universidade do Texas, a “água-viva espacial” é produzida pela combinação da “física de fluxo compressível com o tempo perfeito”, quando o gás liberado pelo escapamento do foguete é iluminado pelos primeiros raios solares do dia. 

“O sol nascente, muito perto do horizonte, então iluminou a pluma de escape e causou o efeito brilhante”, explicou Combs.

Leia mais:

Diversos perfis no Twitter divulgaram registros do fenômeno.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe sua opinião
Sugeridos pra você
Tags