Moradores da costa espacial norte-americana, como é chamada a região do estado da Flórida nos arredores do Centro Espacial Kennedy (KSC), da NASA, e da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, foram surpreendidos na última sexta-feira (6) por uma “água-viva espacial” formada no céu logo após o lançamento de um foguete da SpaceX.
Na ocasião, um foguete Falcon 9 carregado com 53 satélites Starlink decolou com sucesso do KSC, às 6h42 da manhã (pelo horário de Brasília), o que marcou o 12º lançamento para o primeiro estágio deste veículo, empatando com o recorde de reutilização da empresa.
Fotógrafos profissionais da SpaceX capturaram o espetacular lançamento pré-amanhecer enquanto ele se espalhava sobre o Oceano Atlântico, iluminando as nuvens.
De acordo com Christopher Combs, professor de aerodinâmica e engenharia mecânica na Universidade do Texas, a “água-viva espacial” é produzida pela combinação da “física de fluxo compressível com o tempo perfeito”, quando o gás liberado pelo escapamento do foguete é iluminado pelos primeiros raios solares do dia.
“O sol nascente, muito perto do horizonte, então iluminou a pluma de escape e causou o efeito brilhante”, explicou Combs.
Leia mais:
- Rogozin teria acusado Elon Musk de ligação com “as forças fascistas na Ucrânia”
- FAA adia avaliação ambiental da Starbase da SpaceX mais uma vez
- NASA pode entregar toda a sua rede na baixa órbita da Terra para a SpaceX
Diversos perfis no Twitter divulgaram registros do fenômeno.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!