No condado de Worcestershire, em West Midlands, região central da Inglaterra, um grupo de amigos resolveu fazer uma festa de despedida de solteiro, com direito a três barcos alugados para passeio no canal local. E claro, não faltou muita bebida.

Essa mistura não deu muito certo, como era de se esperar. Logo no final do primeiro dia (última sexta-feira, 20), dos três veículos alugados, um já estava parcialmente submerso e outro havia sido abandonado. O Canal Droitwich acabou sendo forçado a fechar por causa da situação, enquanto os serviços de emergência trabalharam para recuperar o barco sob as águas.

No interior do Reino Unido, os canais são uma parte importante da rede de vias navegáveis que, ao longo da história, serviram para usos que vão desde irrigação e transporte, passando por foco da Revolução Industrial. A maioria dos canais podem acomodar barcos com comprimento entre 17 metros e 22 metros, mas há uso por parte de embarcações menores também. Atualmente, essas vias no Reino Unido são usadas ​​principalmente para lazer, sendo mantidas por autoridades locais de navegação.

Colisão de barcos

A festa de despedida de solteiro havia alugado os barcos de uma locadora dali da região e, apenas algumas horas depois dos amigos começarem a passear na água, conseguiram colidir com outro barco. Amanda Huxtable, que estava neste veículo atingido, disse que chamou a polícia após a batida.

publicidade

Para ela, os homens da festa de despedida de solteiro estavam muito sem condições para dirigir as embarcações. “Esses caras eram incapazes de comandar um barco estreito”. O grupo continuou descendo a hidrovia, mas em uma tentativa de navegar por uma eclusa, um dos barcos ficou preso.

Inundando estradas ao redor

Quando as equipes de resgate (River Canal Rescue) e voluntários chegaram ao local, a embarcação medindo cerca de 9 metros estava parcialmente submersa e abandonada. Não só isso. Os níveis de água no canal subiram, e várias estradas próximas foram inundadas.

Rescue team on site refloating hire boat that has come to grief at the Droitwich lock flights

Publicado por River Canal Rescue em Sábado, 21 de maio de 2022

Depois deste primeiro barco preso, o grupo decidiu também abandonar a segunda embarcação, e todos subiram a bordo do último barco restante para a continuação da festa, longe dos problemas causados. Um porta-voz das autoridades locais disse que uma investigação está em andamento. “Estamos aliviados que não houve feridos ou algo pior”, disse o representante.

Trabalhadores do canal e moradores das localidades próximas do canal estão indignados e pedem regulamentos mais rígidos. Para eles, ninguém deixaria uma equipe de despedida de solteiro pilotar uma aeronave ou dirigir um trailer durante a festa, “então também não deveria estar disponível o aluguel de barcos”.

Leia também:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!