Em sintonia com o próprio nome, o novo Mercedes-AMG E 63 S 4Matic+ Final Edition está encerrando a moradia do motor V8 nos veículos Classe E da divisão de desempenho da marca alemã. Conforme relata a empresa, esta é uma despedida da bem sucedida série de modelos W/S 213 Performance.

Novo E 63 de frente
Imagem: Divulgação/Mercedes-AMG

Foram 36 anos do V8 regendo a Classe E, motor que também alimentou o antecessor W124. Seu sucessor está definido para adotar um trem de força híbrido plug-in (PHEV) de quatro cilindros, seguindo um trabalho próximo ao modelo C 63 da Mercedes-AMG.

A configuração híbrida inclui um motor a combustão de 476 cv de 2,0 litros – o quatro cilindros mais potente da produção em série – e um motor elétrico de 208 cv no eixo traseiro para uma potência total de 684 cv. Diante disso, as expectativas são de desempenhos como um disparo de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos, além de uma velocidade máxima de quase 290 km/h.

Um biturbo V8 acompanhado de tração integral

Sedan da AMG em perfil
Imagem: Divulgação/Mercedes-AMG

O novo sedan traz um consumo de combustível combinado 12,6 – 12,1 l/100 km em emissões de CO2 combinadas em 286 – 276 g/km (nos padrões europeus). Seu motor biturbo V8 de 4,0 litros oferece 450 kW (612 cv) e 86,68 kgfm de torque para ambos os eixos.

publicidade
Visão lateral do veículo da AMG
Imagem: Divulgação/Mercedes-AMG

Adotando uma tração integral totalmente variável, incluindo modo Drift (que desativa a tração dianteira quando ativado), o novo Mercedes-AMG E 63 traz uma caixa automática de oito velocidades. Em desempenho, o V8 é capaz de um tempo de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e de uma velocidade máxima de 296 km/h, como mostrou no E 63 de 2020.

Final Edition em unidades limitadas

Detalhe do acabamento externo do sedan da AMG
Imagem: Divulgação/Mercedes-AMG

Apenas 999 exemplares do modelo serão produzidos, com acabamento único em pintura cinza fosca sob medida com decalques de listras de corrida que se estendem entre as rodas brilhantes e pretas de 20 polegadas. No pilar C, há emblemas especiais da AMG, e o pacote adiciona ainda elementos em preto brilhante, incluindo o divisor dianteiro, molduras das janelas e as caixas dos espelhos retrovisores.

Acabamento interno do sedan da divisão de desempenho da Mercedes
Imagem: Divulgação/Mercedes-AMG

O tratamento personalizado continua também no interior, com costuras amarelas em contraste com o cinza pérola e preto do couro napa que também atinge o volante. O emblema Final Edition foi aplicado ao console central, juntamente com um número de construção, e as soleiras das portas apresentam motivos AMG iluminados em amarelo.

Leia também:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!