Em sintonia com o próprio nome, o novo Mercedes-AMG E 63 S 4Matic+ Final Edition está encerrando a moradia do motor V8 nos veículos Classe E da divisão de desempenho da marca alemã. Conforme relata a empresa, esta é uma despedida da bem sucedida série de modelos W/S 213 Performance.
Foram 36 anos do V8 regendo a Classe E, motor que também alimentou o antecessor W124. Seu sucessor está definido para adotar um trem de força híbrido plug-in (PHEV) de quatro cilindros, seguindo um trabalho próximo ao modelo C 63 da Mercedes-AMG.
A configuração híbrida inclui um motor a combustão de 476 cv de 2,0 litros – o quatro cilindros mais potente da produção em série – e um motor elétrico de 208 cv no eixo traseiro para uma potência total de 684 cv. Diante disso, as expectativas são de desempenhos como um disparo de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos, além de uma velocidade máxima de quase 290 km/h.
Um biturbo V8 acompanhado de tração integral
O novo sedan traz um consumo de combustível combinado 12,6 – 12,1 l/100 km em emissões de CO2 combinadas em 286 – 276 g/km (nos padrões europeus). Seu motor biturbo V8 de 4,0 litros oferece 450 kW (612 cv) e 86,68 kgfm de torque para ambos os eixos.
Adotando uma tração integral totalmente variável, incluindo modo Drift (que desativa a tração dianteira quando ativado), o novo Mercedes-AMG E 63 traz uma caixa automática de oito velocidades. Em desempenho, o V8 é capaz de um tempo de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e de uma velocidade máxima de 296 km/h, como mostrou no E 63 de 2020.
Final Edition em unidades limitadas
Apenas 999 exemplares do modelo serão produzidos, com acabamento único em pintura cinza fosca sob medida com decalques de listras de corrida que se estendem entre as rodas brilhantes e pretas de 20 polegadas. No pilar C, há emblemas especiais da AMG, e o pacote adiciona ainda elementos em preto brilhante, incluindo o divisor dianteiro, molduras das janelas e as caixas dos espelhos retrovisores.
O tratamento personalizado continua também no interior, com costuras amarelas em contraste com o cinza pérola e preto do couro napa que também atinge o volante. O emblema Final Edition foi aplicado ao console central, juntamente com um número de construção, e as soleiras das portas apresentam motivos AMG iluminados em amarelo.
Leia também:
- Nova geração do Mercedes-AMG C 43 4Matic surge com motorização de Fórmula 1
- Vision AMG, uma visão elétrica da Mercedes para um futuro de alto desempenho
- CEO da Mercedes diz que “deveria estar bêbado” quando aprovou o hipercarro AMG One
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!