Stellantis e Toyota anunciaram nesta semana um acordo para uma nova van comercial de grande porte que terá uma versão elétrica. Este será o terceiro LCV (veículo comercial leve) produzido pela parceria.

Com o acordo, a Stellantis vai fornecer à divisão europeia da Toyota um novo furgão comercial de grande porte para vender no Velho Mundo. Isso já aconteceu na década passada, com o LCV compacto ProAce, em 2012, e o intermediário ProAce City (no detalhe da imagem principal), em 2019 — ambos seguem em produção.

publicidade

Também significa que a Toyota terá uma linha completa de furgões comerciais, assim como a Stellantis poderá alavancar um pouco mais sua escala de produção e ter LCVs em várias marcas — somente na Europa, o grupo trabalha com modelos de Peugeot, Citroen, Opel/Vauxhall e Fiat.

“A excelência operacional, é por definição, reconhecida na expansão deste acordo”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis, em comunicado à imprensa. “Com este terceiro compromisso bem-sucedido, a Stellantis está demonstrando ainda mais sua experiência no segmento de veículos comerciais e no desenvolvimento de tecnologia de bateria elétrica destinada a atender a uma ampla gama de necessidades.”

publicidade
Fiat E-Ducato (Fiat/Divulgação)

Lançamento será em meados de 2014

Ainda não há informações sobre o novo furgão — tanto na versão a combustão quanto a bateria —, mas o lançamento é previsto para meados de 2024. Por enquanto, as duas marcas só informaram que ele será produzido nas cidades de Gliwice, na Polônia, e Atessa, na Itália.

A mudança também é importante a Stellantis, que tem no momento duas soluções elétricas que competem entre si — construídas antes da fusão da Fiat-Chrysler com a PSA e a criação do grupo multinacional. No caso, a Fiat e-Ducato, produzido pelo grupo ítalo-americano, e a irmã Peugeot e-Boxer (que também pode ser Citroen e-Jumper, Opel Movano ou Vauxhall Movano), que competem no mercado europeu. Neste sentido, uma van de grande porte com a adoção de uma arquitetura unificada é crucial para a estratégia de negócios do grupo no futuro.

publicidade

“Estamos satisfeitos por estender esta parceria de sucesso através de uma introdução de um novo furgão comercial de grande porte”, comenta Matt Harrison, presidente e CEO da Toyota na Europa. “O novo LCV representará uma contribuição fundamental para as metas de crescimento da Toyota, juntamente com a picape Hilux, ProAce e ProAce City.”

Leia mais:

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!