Os sistemas de ar condicionado automotivo estão entre os maiores consumidores de energia nos carros, seja de combustível, seja de carga da bateria. De olho nisso, a startup israelense SolCold desenvolveu uma tecnologia capaz de usar a energia solar para fazer a refrigeração dos carros.

A tecnologia é um revestimento em forma de película capaz de usar a luz captada do sol para manter a temperatura do carro. Para quem já deixou seu carro estacionado no sol por muito tempo sabe como isso é importante, mas para os carros elétricos, a refrigeração é algo primordial.

publicidade

Como funciona a tecnologia

Logo da Volkswagen
Desenvolvimento da tecnologia contou com apoio da Volkswagen. Crédito: Balipadma/Shutterstock

A tecnologia de refrigeração da SolCold usa os fótons de luz que podem reagir à superfície e fazer com que saiam com mais energia do que elas são capazes de encontrar. Com isso, a energia é irradiada com mais força, o que transforma a perda de energia em um processo de refrigeração.

O processo não é exatamente novo e é chamado de fluorescência anti-Stokes, mas só pode acontecer naturalmente em condições extremamente específicas. O teste foi realizado em um Volkswagen Polo e contou com financiamento do centro de pesquisa da montadora alemã.

publicidade

Mais frio que na sombra

A película de resfriamento permitiu um resfriamento entre 12º e 14º menor no comparativo com um carro do mesmo modelo sem o revestimento. O carro chegou a ficar mais frio sob o sol do que um outro carro que ficou sob a sombra. De acordo com a empresa, essa redução pode chegar a até 70%.

Leia mais:

publicidade

Com cerca de três anos de desenvolvimento, o filme de refrigeração ainda está em fase de testes, mas pode entrar em produção ainda em 2022. A VW, inclusive, pretende usar o revestimento em um carro conceito e, em breve, em seus modelos de produção.

Via: Automotive World

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!