A picape elétrica Ford F-150 Lightning vem com uma função de gerador chamada Pro Power Onboard. Cada variante da caminhonete produz até 2,4 kW em uma série de tomadas presentes no frunk (o porta-malas dianteiro), na cabine e na caçamba. Nas picapes com acabamento superior — Lariat e Platinum —, a capacidade aumenta para 9,6 kW. A versão de maior potência inclui uma tomada de 240 V e 30 ampères na caçamba que pode ser utilizada para uma variedade de necessidades, incluindo carregar uma outra picape.

No entanto, o jornalista Dave Vanderwerp, da revista britânica Car and Driver, tentou um experimento diferente: conectar a F-150 Lightning nela mesma. O que acontece? Nada? Tela azul? Foi mais interessante que isso.

Durante a prova, o jornalista se surpreendeu quando a Lightning começou a mover os elétrons da bateria na tomada da caçamba e direcioná-los à bateria no para-choque do lado do motorista.

A tela de bordo central, de fato, detecta o autorecarregamento, mostrando a recarga máxima da saída traseira em 7,2 kW, enquanto o cluster de medidores prevê o dia e o horário em que o carregamento será concluído.

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Obviamente, quem se lembra das aulas de Física no segundo grau sabe que não há como isso acontecer. Energia não é criada do nada: a picape está drenando energia de si mesma para se “carregar”. Mas isso não significa que essa energia se mantenha constante.

Picape Ford F-150 Lightning
Cluster de medidores da F-150 mostra dia e horário da conclusão do carregamento (Michael Simari/Car and Driver)

F-150 Lightning não cria um moto perpétuo

Vanderwerp relata que há várias perdas associadas ao processo de conversão de energia em corrente contínua (CC), armazenada na bateria em corrente alternada (CA), para o equipamento de carregamento e, em seguida, de CA para CC na porta de carga.

Segundo o jornalista, com uma perda de 12%, a Lightning poderia manter o contrassenso por cerca de 150 horas — pouco mais de seis dias —, movendo o equivalente a cerca de oito vezes a energia armazenada em seu pacote de alcance estimado de 131 kWh antes dele ser completamente drenado. Seria menos do que isso, na verdade, já que a função do gerador é desligada quando o estado de carga fica baixo.

Picape Ford F-150 Lightning
Ford F-150 Lightning carregada nela mesma (Michael Simari/Car and Driver)

Ao mesmo tempo, aparentemente, a picape também não consegue entender o aumento das taxas de saída e entrada em sincronia — e, claro, a Ford não parece ter nenhum pedido de patente envolvendo recursos de retroalimentação.

Anunciada no início do ano passado, a F-150 Lightning é o grande trunfo da Ford para se consolidar no crescente mercado de picapes elétricas nos Estados Unidos. Com 536 cv de potência e 107,2 kgfm de torque, a caminhonete consegue, entre outras coisas, rebocar até 4,6 toneladas de carga e gerar energia elétrica para uma casa por três dias.

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