Além do iOS 16, do novo macOS Ventura e de uma nova versão do watchOS, sem falar no novíssimo chip M2 lançado com novos MacBook Air e MacBook Pro, a Apple apresentou hoje o tão esperado iPadOS 16, que tem suporte a monitores externo e novas formas de colaboração.
Stage Manager permite criar janelas sobrepostas com apps
Como previsto, o foco do novo iPadOS 16 é facilitar o trabalho multitarefa. O novo sistema aproveita o desempenho do processador M1 (ainda não foram lançados iPads com o M2) para o novo recurso Stage Manager, que permite abrir várias janelas e assim trabalhar em diversas tarefas de forma simultânea.

Usando o Stage Manager, é possível criar janelas sobrepostas de tamanhos diferentes, além de arrastar e colar janelas da lateral, e abrir apps do dock para criar grupos. Além disso, ele também funciona com monitores externos, assim fica mais fácil organizar os apps que você está usando para o trabalho. Esse recurso tem suporte a resoluções 6K em monitores externos.
O Stage Manager está disponível nas versões com processador M1 do iPad Pro e do iPad Air.
App Freeform foi feito para colaboração
O novo app Freeform foi desenvolvido para facilitar a colaboração, oferecendo uma tela que permite que diferentes profissionais contribuam de várias formas. O app é compatível com o Apple Pencil, e permite criar uma chamada no FaceTime mostrando as atualizações dos colaboradores no campo de mensagens.
Recursos Reference Mode e Display Zoom vão agradar profissionais
O novo iPadOS 16 também tem dois recursos criados especialmente para profissionais, o Reference Mode e o Display Zoom. O primeiro faz a tela Liquid Retina XDR de 12,9 polegadas do iPad Pro replicar o padrão de cores necessário para trabalhos impressos. Já o Display Zoom aumenta a densidade de pixels da tela para mostrar mais detalhes, algo bem útil quando a tela está dividida.
Outras novidades do iOS 16 também chegam ao iPadOS 16
O novo sistema do iPad também ganhou as novidades para colaboração nos apps Mail e Mensagens, assim como a possibilidade de cancelar mensagens após enviadas. Além disso, também foram incluídos os grupos de tabs no Safari para navegar na internet com outras pessoas. Outra novidade do iPadOS 16 são os PassKeys, que substituem as senhas por um login biométrico.
Assim como no iOS 16, o Live Text agora funciona com vídeos, basta pausar a imagem para interagir com qualquer texto capturado. O novo iPadOs também conta com a nova biblioteca de fotos compartilhada, a iCloud Shared Photo Library.

O novo sistema conta com o recurso que facilita ditar por voz enquanto usa a tela, os novos recursos da Siri e o novo app Home. Além disso, com o iPadOS 16, o iPad finalmente ganha um aplicativo de clima oficial da Apple, com a chegada do app Tempo (Weather) ao sistema.
Leia também:
- Com novas funções multitarefa, iPadOS 16 será mais parecido com macOS do que iOS
- Apple lança novos MacBook Air e MacBook Pro com processador M2
- iOS 16 lançado com novas telas de bloqueio, notificações inteligentes e muito mais
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!