Em seu evento na WWDC 2022, a Apple apresentou hoje o iOS 16, seu novo sistema para o iPhone, com várias novidades e melhorias, além de novas versões do iPadOS, macOS, watchOS e do novo processador M2.

Telas de bloqueio personalizáveis e widgets na tela de bloqueio

A primeira novidade do novo sistema é a possibilidade de personalizar a tela de bloqueio, mudando o fundo, as letras, cores, tudo editável com um simples clique. Todas as telas de bloqueio podem ser personalizadas.

publicidade
https://youtu.be/RH9cezXEFS0

A Apple oferece várias opções de modelos uma galeria para você escolher novas telas de bloqueio. Outra novidade interessante é o papel de parede Weather, que mostra a condições do clima em tempo real, e o papel de parede Astronomy, que mostra imagens da Terra, da Lua e do sistema solar.

Além disso, também é possível colocar widgets na tela de bloqueio, além de salvar várias telas de bloqueio para diferentes momentos.

publicidade

Novidades nas notificações e modo Foco

Outro recurso aprimorado é de notificações, mais inteligentes, e que surgem em listas na parte inferior da tela, ao invés de ficarem empilhadas em cima das outras ocupando todo o espaço.

Live Activities do iOS 16 acompanham eventos ao vivo como esportes
Live Activities do iOS 16 acompanham eventos ao vivo como esportes / Divulgação: Apple

As novas notificações incluem o Live Activities, um novo widget (e uma nova API) que acompanha eventos em tempo real, como jogos do seu time, por exemplo. O modo Foco agora também ganhou a possibilidade de ter telas de bloqueio personalizadas para cada foco, facilitando o uso do iPhone em cada momento do seu dia.

publicidade

App de mensagens e Mail agora permitem cancelar envio

O app de mensagens agora permite edições em mensagens enviadas, e até mesmo o botão de desfazer ao enviar uma mensagem. Atendendo a um pedido dos desenvolvedores, a Apple trouxe o Share Play para o app de mensagens, assim você pode enviar o link e depois assistir ao programa com a pessoa.

Além disso, o app Mail também ganhou novidades, e agora permite programar mensagens e cancelar mensagens logo depois do envio. Ele segue o exemplo do Gmail e agora pergunta caso o usuário tiver se esquecido de anexar um arquivo. Também existem novos recursos para lembrar de enviar um email ou acompanhar depois. A busca do Mail também foi reformulada.

publicidade

Novo sistema de ditado por voz e Live Text em vídeos

A Apple apresentou um novo sistema de ditado para o iOS 16, permitindo trocar facilmente entre voz e toques na tela. Assim, os usuários podem digitar no teclado, clicar no campo de texto e até aceitar sugestões QuickType sem interromper a digitação por voz. Além disso, também será possível ditar emojis por voz, e o app tem pontuação automática.

Live Text agora funciona em vídeos
Live Text agora funciona em vídeos / Divulgação: Apple

Outra novidade do sistema é que Live Text, recurso que permite identificar e copiar textos de fotos, agora também vai funcionar com vídeos. Assim, basta pausar um vídeo para interagir com textos, seja para copiar, traduzir ou até converter moedas locais.

Com o Visual Look Up, é possível selecionar o objeto de uma foto e destacar o fundo. Assim, fica fácil incluir esse recorte no app Mensagens ou no Mail, além de identificar pássaros, insetos ou até estátuas.

A Siri agora pode rodar atalhos de apps assim que eles são baixados, sem nenhuma configuração. Agora será possível usar a Siri para controlar chamadas, fazendo um “E Aí Siri, desligar (em inglês).”

Apple Wallet ganha rastreamento de encomendas

O app Carteira (Wallet) também ganhou novidades no novo iOS. A primeira é que os ID Cards poderão ser usados em outros aplicativo. A outra é o recurso Apple Pay Later, que permite programar pagamentos. Além disso, a Apple também apresentou um sistema para rastrear as encomendas feitas com o Wallet, o Apple Pay Order Tracking.

My Sports no Apple News

A Apple apresentou o My Sports, uma nova seção do app Apple News, usando o widget Live Activities. Com ela, fica fácil acompanhar o desempenho dos seus times em diferentes esportes.

Apple Maps ganha novas cidades em 3D

O modo de visão 3D do Apple Maps vai ganhar várias novas cidades como Las Vegas, Londres, Los Angeles, Toronto e Melbourne. O Maps finalmente vai recuperar o tempo perdido, aceitando a inclusão de paradas em uma rota com a Siri, além da possibilidade de criar uma rota no Mac e continuar no iPhone.

Assim, com o Apple Maps será possível planejar até 15 paradas. O Apple Maps também vai mostrar como está o trânsito, quanto a viagem vai custar. Além disso, ele também poderá enviar cartões de transporte público ao Wallet, sem a necessidade de sair do app.

Biblioteca de fotos iCloud compartilhada

Outra novidade é a iCloud Share Photo Library, uma biblioteca que pode ser compartilhada com pessoas da sua família e amigos. Assim, a tarefa de passar as fotos para eles fica muito mais fácil.

O Safari também ganhou um novo recurso que permite compartilhar grupos de tabs com outras pessoas para navegar com elas na internet, além dos PassKeys, um novo padrão de login biométrico que promete substituir as senhas.

CarPlay agora estará mais conectado aos carros

Nova interface do CarPlay
Nova interface do CarPlay / Divulgação: Apple

A Apple também apresentou uma nova versão do CarPlay, que agora poderá mostrar mais detalhes sobre carros compatíveis. Essas informações incluem a velocidade, temperatura e quantidade de combustível. Além disso, o usuário vai poder personalizar a interface do CarPlay em várias telas, mostrando informações do clima e a playlist de músicas, por exemplo.

Leia também:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!