Por problemas no fornecimento de componentes, a Chevrolet não irá mais vender os modelos Onix, Onix Plus e Tracker 2023 com conectividade via Bluetooth e acesso ao Android Auto. Nesta quarta-feira (8), a montadora americana enviou um comunicado aos seus concessionários sobre a mudança, que entrará em vigor a partir de julho.

“A cadeia global de suprimentos ainda tem demonstrado imprevisibilidade no fornecimento de componentes pontuais na indústria automotiva mundial”, justifica a Chevrolet, no ofício enviado às concessionárias e divulgado pela revista Quatro Rodas. “Por isto, temporariamente, as unidades das versões Onix, Onix Plus e Tracker terão novos pacotes de vendas sem dispor de determinadas funcionalidades do multimídia MyLink.”

publicidade
Chevrolet Onix RS 2022: agora sem Bluetooth ou Android
Chevrolet Onix RS 2022: agora sem Bluetooth nem Android Auto (GM/Divulgação)

Por conta do downgrade, os modelos, embora continuem equipados com a central multimídia MyLink, não terão conectividade Bluetooth nem possiblitarão o espelhamento do smartphone Android para fazer chamadas de celular. A Chevrolet diz, no ofício enviado às concessionárias, que vai introduzir um módulo para compensar a perda dos recursos, mas não fornece datas. A marca também não recomenda o uso de recursos não-autorizados como alternativas às funcionalidades perdidas.

Além do Bluetooth, os carros da linha Onix também não terão mais o Android Auto, tanto por meio de conexão sem fio quanto por cabo, nem acesso à rede Wi-Fi via 4G. A Chevrolet confirma a manutenção do Apple CarPlay, mas o sistema só poderá ser ativado via cabo.

publicidade

Desta forma, os equipamentos agora serão vendidos de maneira opcional.  No entanto, se a montadora conseguir recuperar o efetivo de componentes, os recursos devem retomar o status de itens de série.

Três meses atrás, a GM ainda cortou o ar-condicionado digital como item de série na linha 2023 de Onix, Onix Plus e Tracker. À época, a medida foi anunciada pela montadora como temporária.

publicidade

Vale lembrar, neste sentido, que outras marcas também vêm retirando itens básicos de seu pacote de vendas como consequência da falta de chips. No fim do ano passado, a Toyota retirou o Android Auto e o Apple CarPlay do Corolla, assim como a Volkswagen com seus lançamentos Polo e Virtus.

Perguntamos à General Motors se eles confirmavam o downgrade. Eis a resposta da montadora:

publicidade

’A cadeia global de suprimentos ainda tem demonstrado imprevisibilidade no fornecimento de componentes, com impactos pontuais na indústria automotiva mundial. Estamos trabalhando ativamente com nossos fornecedores para mitigar potenciais paralisações na produção e buscar alternativas no intuito de otimizar o prazo de entrega dos produtos aos nossos clientes. Por isto, temporariamente, versões dos modelos Onix, Onix Plus e Tracker terão novos pacotes de vendas, mais acessíveis, sem dispor de determinadas funcionalidades do multimídia. A GM informa ainda que será possível a aquisição futura pelo cliente de um novo modulo capaz de habilitar estas funcionalidades. Neste momento, porém, não temos previsão do prazo para a comercialização deste componente’’.

A GM também confirma que as pessoas poderão comprar os equipamentos em falta no futuro.

Atualização em 09/06/2022 às 13h50: incluída a resposta da GM.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!