A americana EV Safe Charge está apresentando o Ziggy, seu robô móvel de carregamento elétrico que vai até a vaga do carro para carregar. Ou seja, ao invés de precisar parar junto a uma estação fixa, o motorista pode estacionar seu veículo em um ponto qualquer do estacionamento onde o Ziggy já espera por ele.

Conforme traz a empresa, o robô “frentista” pode atuar em estacionamentos comerciais, de shopping centers e centros de entretenimento, e até em hotéis. Seu uso também pode ser com veículos de operadores de frotas e proprietários de imóveis, fornecendo o que pode ser uma alternativa de carregamento econômico.

Leia também:

O ponto chave do Ziggy está justamente em seu perfil que ultrapassa as limitações dos carregadores de veículos elétricos fixos, sem a necessidade de um grande investimento em infraestrutura elétrica. Dê uma olhada no vídeo que a EV Safe Charge postou em seu canal oficial no YouTube, mostrando o robô literalmente indo até uma vaga no estacionamento e deixando tudo pronto para carregar o carro elétrico:

publicidade

Indo até a vaga e avisando onde está

Conforme a narração do vídeo explica, tudo começa pelo seu celular ou pelo sistema de infoentretenimento de seu veículo, antes mesmo de você chegar à vaga do estacionamento, por exemplo. Basta selecionar a função do Ziggy na plataforma, que o robô vai até um ponto e “guarda” o espaço, te informando onde está.

Ilustração de um celular acionando o robô
Imagem: Divulgação/EV Safe Charger

Quando você chegar com seu carro, Ziggy vai se afastar da vaga para você estacionar. Depois, ele se move para trás do veículo estacionado. A partir disso, é só confirmar o carregamento e plugar o carregador elétrico do robô no carro para a carga ser realizada, com o aplicativo avisando quando o veículo estiver carregado.

Robô de carregamento indo até a vaga do carro
Imagem: Divulgação/EV Safe Charger

Para realizar todos os seus movimentos, Ziggy conta com câmeras nos quatro lados, iluminação frontal e traseira, uma faixa de sensor de segurança e direção nas quatro rodas. O robô também consegue passar por lombadas e rampas para cima e para baixo.

Robô banner para uma grana extra

Dois robôs Ziggy
Imagem: Divulgação/EV Safe Charger

Ziggy então sai do local, para poder carregar outro veículo ou para ir até sua base para ser recarregado. Conforme explica a EV Safe Charge, a recarga do robô móvel pode ser feita na rede, por meio de bateria ou energia solar – ou uma combinação destes.

O robô também faz a vez de “banner” de publicidade, com duas telas grandes aplicadas em seu corpo. Também é possível usar esse recurso como meio digital informativo para outras formas de interação.

Assim, o operador do Ziggy pode encontrar neste formato de anúncios mais uma maneira de ganhar dinheiro. Programado para entrar em produção no ano que vem, o robô da EV Safe Charge que vai até a vaga do carro já está aberto para reservas no site oficial da empresa.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!