Em meio aos seus novos lançamentos no Brasil, a Caoa Chery apresentou o iCar, subcompacto que se torna o modelo 100% elétrico mais barato do país. Com suas vendas já começando ao final deste mês de junho, os clientes encontram o veículo em preço inicial de R$ 139.990.

Frente do elétrico subcompacto da Caoa no Brasil
Imagem: Divulgação/Caoa Chery

Para chegar ao pódio de elétrico mais acessível em terras (ou ruas) brasileiras, o iCar está sendo oferecido por um valor um pouco menor que o do Renault Kwid E-Tech, que custa nesta quarta-feira (15) a partir de R$ 142.990. Importado da China, onde é comercializado há cinco anos, o subcompacto da Caoa (conhecido mundialmente como EQ1) será vendido em versão única no Brasil.

publicidade

Leia também:

Um DNA elétrico chinês

iCar de lado
Imagem: Divulgação/Caoa Chery

Segundo a empresa, já foram mais de 200 mil unidades do veículo vendidas para os clientes chineses, sendo hoje o mais emplacado de seu segmento naquele país. O iCar é apresentado no Brasil pela Caoa como um veículo “urbano, sustentável, moderno, dinâmico e com um design inovador”. Seu desenvolvimento elétrico está na quarta geração e envolve desde a motorização até os materiais utilizados.

publicidade

Sua carroceria leve é composta por alumínio de aviação com polímeros de alta resistência, com baixo custo de manutenção, segundo a montadora. A Caoa diz que essa característica estrutural apresenta redução de cerca de 20% a 30% no peso em relação às carrocerias tradicionais em aço, com o veículo pesando 995 kg. Em medidas, temos comprimento de 3.200 mm, largura de 1.670 mm, altura de 1.550 mm e distância entre eixos de 2.150 mm.

Autonomia de 282 km

Detalhe da parte de trás do carro
Imagem: Divulgação/Caoa Chery

Para chegar ao mercado brasileiro, o iCar recebeu adaptações na suspensão, além de adaptações no motor, que tem potência máxima de 61 cv (45 kW) e torque máximo de 15,3 kgfm. Sua autonomia é de 282 km por carga. A nível de comparação, o Kwid E-Tech oferece 65 cv e 11,5 kgfm de torque em sua versão mais básica, tendo 298 km de autonomia.

publicidade

Para fazer de 0 a 100 km/h, o iCar precisa de 12,86 segundos, tendo uma velocidade máxima limitada em 100 km/h. Seu “rival” da Renault faz de 0 a 100 km/h em 14,6 segundos, com velocidade máxima de 130 km/h. O iCar tem bateria com capacidade total de 30,8 kWh, com sete estágios de regeneração de energia, e classificação IP67 em relação ao grau de proteção.

Sua bateria pode ser carregada completamente em apenas 36 minutos em estações de carga rápida (eletropostos). Usando carregamento portátil, o tempo de carregamento é de pelo menos 5 horas, enquanto são necessárias 11 horas se for usado um cabo emergencial em tomada de três pinos – seu conector é do tipo CCS Combo 2, o mais comum no mercado nacional.

publicidade
Veículo novo da Caoa no Brasil
Imagem: Divulgação/Caoa Chery

Teto panorâmico do iCar

Como acabamento, o iCar é oferecido com três opções de tinta: verde, cinza e branco. O design externo do carro traz também um teto panorâmico. Com a carroceria em duas cores, sendo o teto em preto, há molduras nas caixas de rodas, soleiras, e para-choques em preto fosco. O aerofólio (externo) é na cor do carro, que traz ainda rack de teto decorativo, para-choque traseiro em preto fosco com detalhe em prata e lanternas fumê com LED.

Detalhe do teto do iCar
Imagem: Divulgação/Caoa Chery

Já por dentro, há uma tela multimídia de 10,25 polegadas colorida e sensível ao toque, além de um painel de instrumentos em LCD, digital e igualmente colorido. Os bancos dianteiros possuem regulagem elétrica, o volante multifuncional vem com regulagem de altura, há duas entradas USB e um ponto de carregamento sem fio para aparelho celular.

Por dentro do Caoa iCar
Imagem: Divulgação/Caoa Chery

Em sua estrutura subcompacta de duas portas, há espaço para quatro pessoas – o acesso à parte de trás é feito por comando eletrônico (via banco do passageiro dianteiro). Enquanto isso, a capacidade do porta-malas do pequeno e totalmente elétrico da Caoa é de 100 litros.

Parte interna do elétrico iCar, com destaque para a entrada para a parte de trás
Imagem: Divulgação/Caoa Chery

O iCar traz elementos de segurança de série como o monitor de pressão e temperatura dos pneus, câmera traseira e sensor de estacionamento, freios a disco e suspensão independente nas 4 rodas. Há ainda air bag duplo frontal, além do controle de estabilidade e freio eletrônico AutoHold.

Equipado com kit de reparo de pneus, o iCar traz ainda cabo portátil de carregamento de emergência – 220V / 20A. A Caoa informa que, em termos de garantia, são 8 anos para o sistema de propulsão elétrico e 3 anos para o subcompacto elétrico.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!