Veja “superlua de morango” brilhando atrás do foguete lunar da NASA

Por Flavia Correia, editado por Lucas Soares 16/06/2022 16h32, atualizada em 16/06/2022 21h15
Ilustração do foguete SLS, que será usado para lançar as missões do programa Artemis
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Posicionado no Complexo de Lançamento 39B do Centro Espacial Kennedy, da NASA, aguardando a retomada dos testes de abastecimento que antecedem seu tão aguardado primeiro voo rumo à Lua, o megafoguete Space Launch System (SLS) foi fotografado esta semana com um pano de fundo especial. 

A Superlua de Morango atrás do foguete da missão lunar Artemis 1, em 14 de junho de 2022. Imagem: NASA/Ben Smegelsky

Nas imagens, feitas na terça-feira (14), o destino do complexo veicular aparece retumbante no céu, algumas horas depois de alcançar o perigeu (ponto de aproximação máxima com a Terra), ao mesmo tempo em que chegou em sua fase completa, o que lhe confere a designação de Superlua. Em primeiro plano, vemos o superveículo responsável pelo voo inaugural do Programa Artemis, que visa estabelecer a presença humana na Lua novamente.

A Superlua de Morango atrás do foguete da missão lunar Artemis 1, em 14 de junho de 2022. Imagem: NASA/Ben Smegelsky

Chamada de “Lua de Morango”, a lua cheia de junho foi apenas a primeira Superlua de 2022, com uma segunda ocorrência em julho, denominada “Lua dos Cervos”. Esses nomes se mantêm independentemente de ser uma Superlua ou não. 

No caso da lua cheia de junho, embora a definição “de morango” pareça indicar uma mudança na coloração do corpo celeste, o apelido está relacionado, na verdade, ao período de colheita de morangos nos EUA, e foi escolhido por povos norte-americanos originários que iam para o campo para o plantio de frutas, verduras e legumes. 

Já julho marca a época em que crescem os chifres dos cervos machos, por isso a lua cheia desse mês é “dos Cervos”, de acordo com o Old Farmer’s Almanac (Almanaque do Velho Fazendeiro), uma das publicações mais tradicionais dos EUA. Os chifres dos cervos passam por um ciclo anual de queda e regeneração, tornando-se progressivamente maiores com a idade dos animais.

Leia mais:

Quanto ao superfoguete, depois de inúmeros adiamentos, a NASA finalmente marcou uma nova data para o chamado “ensaio molhado”, que consiste em testes de abastecimento para garantir que tudo está seguro para o lançamento.

Segundo comunicado emitido pela agência, a previsão é de que as equipes assumam seus postos no sábado (18), com conclusão dos procedimentos prevista para segunda-feira (20).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.