A divisão Hyundai Mobis, da empresa sul-coreana, está apresentando sua “Smart Cabin”, uma cabine inteligente capaz de não deixar o motorista cansado (ou talvez bêbado) dirigir o veículo. Seu sistema é baseado na captação de sinais biológicos da pessoa para bloquear ou não o acesso aos controles de direção.

São analisadas métricas como postura, frequência cardíaca (eletrocardiograma, ECG) e até mesmo ondas cerebrais do motorista, por exemplo. A tecnologia consiste em um total de quatro sensores que medem os biossinais do passageiro, um controlador que os analisa e uma lógica de software, tudo em tempo real.

publicidade

Leia também:

Na cabine, há uma câmera 3D para tirar fotos tridimensionais da postura da pessoa e um sensor ECG montado no volante. Enquanto isso, um sensor headset foi desenvolvido para medir as ondas cerebrais e outro sensor realiza a medição de temperatura, umidade e dióxido de carbono no interior do veículo.

publicidade

As informações coletadas são transmitidas ao controlador, que emite um aviso por meio de navegação, cluster ou head-up display (HUD) quando detecta problemas de saúde ou uma situação perigosa. Por exemplo, sonolência ao dirigir ou sinais de embriaguês.

Ilustração da cabine da Hyundai
Imagem: Divulgação/Hyundai

Cabine enviando motoristas com problemas ao pronto-socorro

Se o índice de estresse do motorista for alto através do sensor de ECG, o sistema recomenda alternar o carro para o modo de direção autônoma. Já se o nível de dióxido de carbono for excessivo, a janela é aberta ou a circulação externa é ativada.

publicidade

É esperada uma evolução na cabine a ponto da tecnologia enviar os usuários ao pronto-socorro de forma autônoma em situações de emergência, como parada cardíaca. A Hyundai diz que “esta é a primeira vez que se desenvolve um controlador para a saúde que pode integrar e analisar vários biossinais”.

Para a Hyundai Mobis, os veículos devem acabar desempenhando um papel como um “centro móvel de exames de saúde” no futuro. Tudo a partir de desenvolvimentos como o de sua cabine inteligente.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Imagem: Pexels/Pixabay/CC