Carros da Tesla foram banidos da cidade turística chinesa de Beidaihe, onde será realizada uma reunião com lideranças do país. Essa proibição será de dois meses a partir de 1º de julho e pode estar relacionada a preocupações com espionagem.

Segundo traz a agência Reuters, uma autoridade de trânsito da cidade chinesa disse que o banimento se trata de assuntos nacionais. Beidaihe é uma estância balnear localizada ao leste da capital Beijing, onde ocorre um conclave anual dos principais líderes da China para debaterem movimentos de pessoal e ideias políticas a portas fechadas.

Leia também:

Câmeras dos carros da Tesla

Ao que tudo indica, os receios das lideranças chinesas para o banimento de carros Tesla da cidade têm a ver com as câmeras existentes nos veículos – o Model 3 fabricado na China, por exemplo, está equipado com 8 câmeras e 12 sensores ultrassônicos. Há também preocupações sobre onde são armazenados os dados coletados no país pelos carros da empresa americana.

publicidade

Esse tipo de proibição em Beidaihe foi visto no ano passado, quando carros da montadora de Elon Musk foram proibidos de serem usados por autoridades, militares e funcionários de empresas estatais chinesas. Na ocasião, também foram alegadas preocupações de segurança com câmeras instaladas nos veículos.

Na época, o CEO da empresa disse que os carros não “espionam” na China ou em qualquer outro lugar. Musk foi além, dizendo que, “se a Tesla usou carros para espionar na China ou em qualquer lugar, seremos fechados”.

Já quanto ao armazenamento de informações coletadas, meses depois, a Tesla anunciou que todos os dados gerados pelos carros que vende na China seriam armazenados no país. O mercado chinês é considerado chave para a montadora, que planeja crescer ainda mais na região ao dobrar a capacidade de produção da Gigafactory Shanghai.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!