A Mitsubishi revelou um conceito de cabine de veículos capaz de ajudar na redução de acidentes de trânsito. O Emirai xS Drive é capaz de monitorar constantemente o motorista e os passageiros por meio de câmeras infravermelhas e sensores de ondas de rádio. O conceito também é equipado com um ADAS (Advanced Driver Assistance System) para oferecer controle adaptativo dos faróis.

Com o sistema de câmeras infravermelhas, o cockpit captura as informações faciais e biométricas do motorista, (como olhos fechados, boca aberta, taxas de respiração ou pulsação anormais e assim por diante). Esse monitoramento ocorre até mesmo em situações de vibração do veículo e de mudanças na luz ambiente interna.

publicidade

De olho no motorista

Para verificar sinais de fadiga, a cabine conceito da Mitsubishi também observa a postura, os movimentos e a temperatura corporal do condutor do veículo. Havendo registro de sonolência da pessoa – ou algum sinal físico de sofrimento – o sistema enviará um alerta recomendando uma pausa ou uma parada de emergência automatizada do automóvel junto ao acostamento.

ilustração da Mitsubishi de como funciona seu monitoramento do motorista
Imagem: Divulgação/Mitsubishi

O mesmo acontece com os passageiros dentro da cabine, com o Emirai xS Drive detectando presença, posição no carro e peso corporal das pessoas. Segundo a Mitsubishi, se um bebê for deixado para trás no veículo, o sistema de monitoramento alertará o motorista e outras pessoas nas proximidades.

publicidade

A presença do passageiro no veículo é determinada por ondas de rádio de um sensor, que são processadas usando as “propriedades reflexivas e transmissivas” dos sinais. Mesmo se os passageiros estiverem enrolados em um cobertor ou posicionados em pontos cegos da câmera, o sistema conseguirá realizar suas funções de monitoramento.

Focando na estrada

ilustração de como funciona o ajuste dos faróis no conceito de cabine
Imagem: Divulgação/Mitsubishi

Para uma experiência de direção mais segura durante a noite, a cabine da Mitsubishi deverá trabalhar no auxílio aos motoristas com o ADAS, permitindo que o controle dos faróis seja adaptado a curvas e declives da estrada à frente. O sistema também ilumina perigos ou obstáculos potenciais fora da visão do condutor, permitindo que sejam melhor reconhecidos e emitindo alertas.

publicidade

O conceito de cockpit da Mitsubishi não deve ser visto como uma prévia da cabine de um futuro carro da montadora. Ele fará sua estreia oficial na CES 2022, de 5 a 8 de janeiro, no Las Vegas Convention Center. Pode levar anos até que as tecnologias encontrem seu caminho nos veículos de produção.

Leia mais:

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.