Como prometido, o elétrico e potente McMurtry Spéirling, com seu design ao estilo de um mini “Batmóvel”, bateu recorde no Goodwood Festival. No último domingo (26), o pequeno veículo subiu a colina no evento em 39,09 segundos, superando a marca alcançada pelo Volkswagen ID-R em 2019 (39,9 segundos).

Em uma diferença de precisamente 0,82 segundo, o ex-piloto de Fórmula 1 Max Chilton voou com o Spéirling elétrico pelo circuito de 1,86 km de extensão. Grande parte da conquista se deve, não só à experiência ao volante, como também ao desenvolvimento aerodinâmico do veículo baseado em ventilador.

publicidade

Leia também:

Por volta de 150.000 espectadores estavam em Goodwood House registrando o recorde do pequeno Batmóvel elétrico. Por sua vez, o perfil oficial do festival inglês no YouTube compartilhou o feito alcançado pelo veículo. Confira:

publicidade

A aerodinâmica ditando o recorde

Ao longo do vídeo, é possível notar que, apesar de elétrico, o McMurtry Spéirling “ruge” alto, em 120 db. Isso graças ao sistema dedicado de arrasto. Com desenvolvimento de motor duplo baseado em ventilador, mais que o dobro do peso do veículo é produzido em força descendente, sem depender do fluxo de ar sobre o carro.

Em nível de relação potência-peso, são 1.013 cv por tonelada. As medidas do carro são de 3,5 metros de comprimento, 1,7 metro de largura e 1,1 metro de altura. Sua velocidade máxima é de 241 km/h, limitada devido à seleção da caixa de câmbio hillclimb (dedicada para subida de colina).

publicidade

Comparado com o carro de demonstração que estreou no Goodwood Festival of Speed ​​no ano passado, o recordista de agora passou por um programa intensivo de prototipagem e testes. Muito tempo foi dedicado ao sistema exclusivo de downforce que, ao contrário dos veículos convencionais, está disponível em todas as velocidades.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!