A Pininfarina acaba de lançar um vídeo detalhando sua assinatura sonora Suono Puro, a “voz” do trem de força elétrico de seu poderoso hipercarro Battista. Estamos falando de uma espécie de personalidade de som única produzida pela marca italiana para o carro, que além de estimular os sentidos daqueles dentro da cabine, permite diferenciar experiências diferentes de condução.

Há alguns meses, trouxemos que a Pininfarina estava trabalhando nesta paisagem sonora com frequência central de 54 Hz, uma frequência orgânica que é um múltiplo de 432 Hz. A inserção de uma nota de base baixa nesse sentido também foi inspirada na música clássica – em especial, na Aida de Verdi, concebida pelo famoso compositor italiano Giuseppe Verdi.

Leia também:

Battista ao som de Verdi

Veículo em teste de som
Imagem: Divulgação/Pininfarina

Não só isso. Nas explicações, também temos que a assinatura sonora do Battista cria padrões únicos na água, quando um recipiente com líquido é colocado sobre um alto-falante tocando essa nota. “Criando belas ondulações organicamente simétricas”, conforme diz a Pininfarina sobre o “Som Puro”.

publicidade

Nesse sentido, a marca italiana ainda diz que “o efeito desta frequência no corpo humano, que é em média cerca de 70 por cento de água, pretende contribuir para uma sensação de bem-estar”. Levando em consideração que o Battista é dotado de 12 alto-falantes internos, existe uma certa lógica para quem estiver dentro do hipercarro, mas também é importante registrar que há um par de alto-falantes externos dedicados no veículo.

Engenheiros da Pininfarina
Imagem: Divulgação/Pininfarina

Foram necessárias mais de 2 mil horas de pesquisa, desenvolvimento e conceituação para que os engenheiros da Pininfarina chegassem a esse ponto. “Nosso objetivo foi aumentar o prazer dos ocupantes, canalizando o som natural da arquitetura do veículo por meio de um arranjo de software inovador, que garante a omissão de ruídos indesejados e a frequência na qual o som é transmitido”, disse Paolo Dellacha, diretor de produto e engenharia da marca.

O som transmitido aos ocupantes é baseado em características como velocidade, direção, padrão de torque e modo de direção (Calma, Pura, Energiza, Furiosa e Carattere). Além disso, os engenheiros chegaram a ajustar a paisagem sonora em uma câmara anecóica, uma sala 100% livre de eco. Confira (e coloque o fone de ouvido para uma experiência ainda mais imersiva):

Com uma bateria de 120 kWh (projetada pela equipe de Fórmula E da Rimac e da Tech Mahindra), 1.900 cavalos e 2.300 Nm de torque, o Pininfarina Battista é um hipercarro elétrico que estará limitado a 150 unidades. Cada uma delas, a um valor possível em torno dos 2,4 milhões de Euros – algo acima dos R$ 12,17 milhões hoje (12), desconsiderando diferenças de impostos ou taxas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!